Cultura & Lazer Titulo
IBM projeta a moradia do futuro
Renata Turbiani
Especial para o Diário
31/07/2000 | 19:16
Compartilhar notícia


  Durante a Fenasoft Telemática 2000, realizada na semana passada no Anhembi, em Sao Paulo, a IBM apresentou um aparato chamado Home Technology Solutions, que está em desenvolvimento para as primeiras casas inteligentes do país.

As residências do projeto estao sendo construídas em Santana do Parnaíba (SP), próximas de Alphaville, no Condomínio Tamboré 4 Villagio, que possui 318 unidades. Dez casas sao equipadas com a tecnologia Home Net Center, que utiliza o padrao IP (Internet Procol).

De acordo com representantes da IBM, essa soluçao agrega ao projeto arquitetônico a infra-estrutura de informática necessária para atender às exigências de uma família do século XXI, proporcionando total flexibilidade para conexao de aparelhos eletrônicos - televisao, telefone, aparelho de som e computador, entre outros - e também possibilidade de monitoraçao à distância (via Internet) dos eletrodomésticos.

Além das casas com tecnologia Home Net Center, o condomínio Tamboré 4 Villagio, que deve ficar pronto em 2003, também receberá infra-estrutura da IBM Brasil para a rede de dados condominiais, que fornecerá às residências o acesso à Internet e à intranet - rede de comunicaçao interna que proporciona facilidade na administraçao dos serviços do condomínio. Essa tecnologia possibilita a eliminaçao do uso de modems e linhas telefônicas convencionais, que já estao se tornando ultrapassadas como recurso de conectividade.

Além das casas inteligentes, outro destaque da Fenasoft foram as geladeiras inteligentes. A Electrolux, por exemplo, apresentou o Screenfridge, uma combinaçao entre refrigerador e computador. O aparelho, que ainda está em fase de testes, parece uma geladeira normal, mas nao é.

Equipado com um micro computador embutido e um monitor touch screen na porta, o Screenfridge, segundo o fabricante, irá ajudar a dona de casa com as compras do supermercado, fornecerá idéias para o jantar e sinalizará quando os produtos estiverem com o prazo de validade por vencer, entre outras funçoes.

Esse novo aparelho dispoe de uma leitora de código de barras que facilita o armazenamento de produtos e o controle de estoque, além disso, conta com televisor e rádio acoplados.

Mas as funçoes da "geladeira do futuro" nao param por aí. O aparelho pode ser conectado à Internet e utilizado para navegar na rede e mandar e receber e-mails. Além disso, a máquina pode fazer compras sozinha quando houver necessidade de reposiçao de produtos de uso interno. A previsao é de que o eletrodoméstico hitech chegue ao Brasil em 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;