Setecidades Titulo
Polícia estoura cativeiro e liberta empresário do ABC
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
05/10/2002 | 17:50
Compartilhar notícia


Policiais da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São Bernardo prenderam neste sábado nove seqüestradores que mantinham como refém um empresário de São Caetano. A quadrilha foi descoberta por ter cometido uma falha estratégica: na tentativa de despistar a polícia, um dos ladrões resolveu dar queixa de roubo do carro que usaram no seqüestro e acabou confessando toda a história, para em seguida levar os policiais até os comparsas e o cativeiro onde o empresário era mantido.

Por volta das 18h de sexta, M.A.M., 26 anos, dono de uma fábrica de materiais plásticos na região central de São Caetano, deixava a empresa quando foi rendido por dois homens armados, Waldemar Ilheo, 19, o Alemão, e Saulo Alves de Oliveira, 21.

A dupla forçou M. a entrar no Fiat Tipo do tio de outro integrante do bando, Marcelo Rodrigues Lura, 20, estacionado em frente à fábrica. Após entrarem no carro, saíram em alta velocidade e foram perseguidos por um motoboy da empresa que viu o patrão ser rendido. Alguns metros adiante, os ladrões deram um tiro na direção da motocicleta, o que fez com que o funcionário que estava no encalço do carro desistisse. Ele não foi atingido.

Por volta das 23h, os seqüestradores ligaram para o sócio e para o pai de M. pedindo R$ 300 mil pelo resgate do empresário. Não fizeram nenhuma outra ligação e, enquanto a família de M. vivia horas de tensão, o seqüestrador Lura resolveu o problema.

Lura foi até a delegacia-sede de São Caetano na mesma noite na intenção de dar queixa de roubo do Tipo. Já acionado naquele momento, o delegado titular da Dise, Gilmar Camargo Bessa, foi comunicado de que Lura afirmava ter sido roubado e foi até o local. Pressionado, ele confessou a participação no seqüestro e levou os policiais até o cativeiro, por volta das 2h deste sábado.

M. era mantido algemado e com um óculos com esparadrapo nas lentes em um apartamento localizado em um conjunto habitacional Cingapura, situado em uma favela do Jardim Clímax, na Zona Sul da capital.

Fabiano Gomes dos Santos, 21 anos, Ezequiel dos Santos Ribeiro, 21, Márcio Santos Paiva, 20, Anderson Pereira Santos, 20, Alexandre Pereira Santos, 18, e Magadil Pinto da Cruz, 20, foram presos ainda de madrugada, nos prédios que existem no local. Alemão e Oliveira foram presos ontem de manhã. Todos possuem passagem pela polícia, segundo Bessa. Oliveira já foi internado na Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor) por assalto.

“Fiquei algemado em um canto do apartamento”, disse M. Ele afirmou ter sido obrigado a ficar o tempo todo com os olhos vendados. Apesar do susto, não foi ferido pelos criminosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;