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Sao Caetano cria serviço SOS Cidadao
Ana Macchi
Especial para o Diário
23/06/2000 | 18:18
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A Prefeitura de Sao Caetano coloca em operaçao a partir do dia 30 o SOS Cidadao, serviço pioneiro na América Latina para atendimentos de emergência à populaçao, excetuando-se polícia e Corpo de Bombeiros.

Trata-se basicamente de adaptaçao do sistema norte-americano de atendimento 911, que centraliza todos os pedidos em situaçoes de emergência.

Em Sao Caetano, os munícipes irao discar 199 (o número da Defesa Civil) para receber o atendimento. Segundo o comandante do policiamento de Sao Caetano e coordenador do serviço, Maurício Pedroso de Moraes, o projeto se difere do existente nos Estados Unidos, Canadá e Europa apenas no que se refere às chamadas policiais e de bombeiros. Isso porque os números 190 (polícia) e 193 (Corpo de Bombeiros) continuarao a existir. Contudo, as outras chamadas serao atendidas pelo 199.

O objetivo do novo serviço é evitar ocorrências atípicas, geralmente atendidas pela polícia, como um acidente doméstico. "Com essa estrutura, a polícia passará a atender chamadas específicas do segmento, e nao casos que nao cabem a ela. Poderá ainda fazer ronda preventiva com a finalidade de evitar o aumento da violência na cidade, além de reduzir o desperdício de tempo", afirmou.

24 horas - Outra novidade está relacionada ao período de atendimento. O serviço SOS Cidadao estará em funcionamento 24h (atualmente os serviços municipais se encerram às 18h), em posto instalado na 4ªCompanhia do 6º Batalhao da Polícia Militar de Sao Caetano.

A central de atendimento irá despachar o serviço para os departamentos específicos para atender à ocorrência, como trânsito, resgate, Defesa Civil e saúde. "Teremos ambulâncias, equipe de enfermeiros e paramédicos, além de uma viatura para atender problemas de trânsito", disse Moraes.

Segundo o coordenador, a base está equipada para atender 15 chamadas ao mesmo tempo e, a partir do início do próximo mês, irá também cadastrar os munícipes. "Queremos cadastrar as pessoas para saber o tipo de sangue, medicamentos que usam constantemente e se sofrem de alguma doença crônica. Para isso, elas deverao ligar para o serviço. Assim, quando a equipe deixar a base já saberá quais serao os procedimentos do caso", explicou.

A cada chamada, o sistema informatizado irá identificar a ligaçao e, conseqüentemente, irá saber quais os problemas de saúde da pessoa, mesmo se a ligaçao cair.

Esse serviço também existe nos Estados Unidos, onde os cachorros sao treinados para discar o número 911 em situaçoes de perigo. "Dessa forma, a equipe identifica a ligaçao e já envia a ambulância. Nao temos esse tipo de treinamento na cidade, mas nao descartamos a possibilidade de implementaçao", disse Maurício Pedroso de Moraes.

Simulaçao - Para testar a eficiência do serviço, a equipe promoveu durante a semana simulaçoes de emergência, onde vítimas de atropelamento e de outras ocorrências que envolvem riscos de saúde foram atendidas. "Nossa meta foi corrigir falhas e tornar o processo mais ágil. Indicávamos o endereço e as informaçoes passadas pelo telefone, por meio de um painel eletrônico da base", explicou.

Os funcionários foram orientados a atender as simulaçoes como se o serviço já estivesse em funcionamento. "Efetuamos o trabalho no Centro, na Estaçao Ferroviária e em locais próximos à 4ªCompanhia para verificar problemas de orientaçao de trânsito".

Câmeras - A Prefeitura está aprimorando o serviço SOS Cidadao inserindo câmeras para monitorar as escolas de 1º grau e 2º grau. O Centro da cidade será o próximo local a ter monitoramento.

Além disso, Sao Caetano receberá mais quatro bases, que serao instaladas em locais estratégicos. A técnica irá agilizar o atendimento. "Nos próximos três meses, instalaremos bases na Vila Sao José, Vila Gerty e bairro Barcelona. A base principal continuará sendo a da 4ªCompanhia do 6º Batalhao da Polícia Militar (avenida Goiás, 2000). Ainda estamos estudando mais um local para intensificar o serviço", afirmou o coordenador.




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