Esportes Titulo
Qwan-ki-do chega às escolas
Elaine Granconato
Da Redaçao
16/05/1999 | 18:33
Compartilhar notícia


Embora suas técnicas tragam raízes milenares, o qwan-ki-do, arte marcial vietnamita, é recente no Brasil. Fundada em 1981, a modalidade visa além do lado disciplinar, o desenvolvimento da capacidade de auto-controle do praticante. No Grande ABC, há a Associaçao Qwan-Ki-Do, com sede em Santo André, que desenvolve um trabalho de divulgaçao da arte em escolas, academias, clubes e associaçoes desportivas.  "Temos hoje cerca de 500 crianças, entre 3 e 12 anos, praticando o qwan-ki-do em 18 escolas particulares de Santo André, Sao Bernardo e Sao Paulo", afirma o diretor técnico Evandro Crestani, 26 anos, de Santo André, representante da arte no Brasil.

Segundo o mestre, a aceitaçao vem sendo muito boa e, principalmente, as crianças têm melhorado o comportamento disciplinar em sala de aula. "O aluno ainda desenvolve a coordenaçao motora, o reflexo e a timidez com essa atividade corporal", reforça.  

O Colégio O Bosque, na Vila Alzira, em Santo André, foi a primeira entidade educacional a introduzir há três anos a arte marcial vietnamita. Hoje, em torno de 130 alunos, entre a educaçao infantil e o ensino fundamental, praticam o qwan-ki-do. Segundo a professora Ana Paula Della Pascoa, coordenadora da educaçao infantil na escola, o resultado tem sido satisfatório. "As crianças desenvolvem itens como disciplina, organizaçao, atençao, coordenaçao motora e lateralidade", opina.  

De cinco para 50 alunos praticantes da arte vietnamita. Essa é a realidade hoje no Colégio Ideal, em Santo André, que apostou há dois anos na filosofia do qwan-ki-do. Segundo a diretora Vania Regina Rodrigues Galazo, as crianças, entre 7 e 11 anos, sao beneficiadas com o desenvolvimento harmonioso do corpo, da auto-estima e auto-confiança. "Eles aprendem noçoes de defesa, porém nunca de ataque", completa.  Ainda de acordo com Crestani, além das pré-escolas e dos colégios, o qwan-ki-do chegou também às faculdades. É o caso da Unip (Universidade Paulista), campus de Pinheiros, em Sao Paulo, que introduziu a modalidade na disciplina de artes marciais do curso de Educaçao Física.

As aulas vêm sendo dadas aos universitários pelo professor Orlando Marreiro, 28 anos, de Santo André. "Nao existe restriçao ao sexo ou idade para se praticar a arte", diz o mestre.  Iniciaçao - A origem do qwan-ki-do provém das guerras do Vietna. A arte utiliza-se das diversas partes do corpo para ataque e defesa. Sao usadas torçoes e projeçoes, chaves, imobilizaçoes, combate corpo a corpo e com armas tradicionais vietnamitas. Segundo o representante da arte no Brasil, é feito um trabalho de potência e endurecimento, velocidade e flexibilidade, concentraçao e outros aspectos importantes das artes de combate.  Entretanto, Crestani faz questao de ressaltar que a arte nao visa a luta nem mesmo a violência. "Nós conscientizamos o aluno que o qwan-ki-do nao é praticado para fins de brigas, e sim de desenvolvimento do auto-controle para nao reagir em situaçoes fora de aula. A arte proporciona uma qualidade de vida melhor", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;