Esportes Titulo
Aos 15 anos, garota de Ribeirão Pires rouba a cena no squash
André Battistini
Especial para o Diário
04/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Uma jovem da região tem roubado a cena em um esporte não muito conhecido, o squash. Aos 15 anos, Mairin Del Corto Motta, moradora de Ribeirão Pires, garantiu vaga no Sul-Americano, programado para fevereiro de 2010, em Belo Horizonte.

O que mais impressiona é o fato de Mairin ter se classificado na categoria sub-19, já que foi campeã da seletiva da categoria, realizada no fim de abril, na capital mineira.

"Esperava me classificar na minha categoria. Conseguir a vaga em uma superior foi surpresa", destacou a atleta, que começou a praticar squash há apenas dois anos.

A menina sonha com bons resultados nas competições nacionais para, no futuro, tentar praticar o esporte em outro país, como o Canadá, onde o squash é mais valorizado.

"O squash é um esporte que tem muito pouco apoio. No Brasil se já é difícil incentivo para esportes como o tênis, imagina para o squash. Por isso, vou buscar me destacar nos torneios nacionais, para depois tentar a profissionalização em outro país", declarou a garota, que brinca com o desconhecimento da modalidade. "Hoje, quando falo que jogo squash, perguntam se é na água."

"Muita gente não conhece o esporte. Mas quando as pessoas jogam pela primeira vez não largam mais", afirmou o técnico de Mairin, Rodrigo Gambini, que ensina a modalidade há dez anos.

O treinador salientou o fato de o esporte servir de hobby para muita gente e ganhar cada vez mais espaço nas academias. "Essa é uma das atividades em que mais se gasta caloria. Perdem-se de 800 a 1.000 calorias em uma aula de uma hora e meia", completou.

ESPAÇOS - Apesar do squash ter conquistado muitos adeptos no país nos últimos anos, faltam locais para a pratica do esporte. O caso de Mairin é um exemplo. A menina mora em Ribeirão Pires, mas como não há quadra no município, se desloca todos os dia para uma academia em Santo André.

Pensando em reunir jogadores da modalidade, Rodrigo Gambini promove o torneio Squash ABC, que terá sua quarta etapa nos dias 15 e 16 de agosto, na academia Tenis e Cia, em Santo André. A inscrição custa R$ 30 e poderá ser feita pelo telefone 4438-0855, até o dia 12 de agosto.

Cada uma das três etapas contou com a participação de cerca de 80 atletas.

(Supervisão de Angelo Verotti)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;