Política Titulo
Marinho descarta modificar SBCPrev
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/08/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), descarta hipótese de alteração no projeto de criação do SBCPrev, autarquia que irá gerenciar o sistema previdenciário municipal. A reunião que seria realizada ontem para esclarecimento do texto foi cancelada. Segundo o secretário de Governo, Maurício Soares (PT), após diálogo com o chefe do Executivo, ficou definido ser perda de tempo o encontro com representantes do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) e Fuprem (Fundo de Previdência Municipal).

Para o secretário, o projeto não pode ser modificado em virtude de o processo estar em regime de votação. "Pareceres foram votados, falta apenas o mérito. Não podemos tirar nem a urgência da tramitação." O prazo é de 45 dias para apreciação em plenário, considerando que já se passaram mais de 20 dias. "Poderia se retirar a matéria, só que isso nem é cogitado. O Marinho nunca expressou essa possibilidade."

A votação da peça pelos vereadores, marcada para quarta-feira, teve de ser adiada em virtude da pressão dos servidores.

O novo sistema de aposentadoria substituiria o Fuprem. Diante da mudança, os trabalhadores perderão representatividade na gerência do fundo, que ficará nas mãos do governo através da criação de dois conselhos: administrativo, com seis componentes, e fiscal, com quatro.

Segundo o vereador oposicionista Admir Ferro (PSDB), além dos problemas jurídicos, o impasse vai continuar no Legislativo, tendo em vista a manutenção dos itens inviáveis do texto. "Acredito que haverá nova manifestação na quarta-feira. Se não modificaram nada, por que prever paralisação do movimento?".

O tucano rechaçou, porém, que exista qualquer impedimento regimental para mudança do texto. "Eles poderiam enviar projeto substitutivo e apresentar emendas até o fim da discussão, mas para isso precisaria de vontade política."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;