Economia Titulo Serviço
Grande ABC está com 696 postos de trabalho disponíveis

Agência em Santo André possui 267 vagas em aberto;
no Portal Mais Emprego constam 141 oportunidades

Gabriel Russini
Especial para o Diário
03/04/2017 | 07:04
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Quem terminou ou começou o ano desempregado e procura por um trabalho pode consultar os centros públicos, agências de emprego e empresas da região para verificar os postos disponíveis. Ao todo, os centros públicos do Grande ABC, a unidade de Santo André da Agência Luandre, e o Grupo Via Varejo estão disponibilizando 696 oportunidades de trabalho. Na semana passada, a região estava ofertando 600 vagas. O Diário divulga o número de oportunidades todas às segundas-feiras.

Deste total, 267 vagas estão sendo oferecidas pela Agência Luandre, das quais 167 oportunidades são efetivas, 70 são para temporários em razão da Páscoa e outros 30 para temporários em geral. A Luandre está situada na Rua Bernardino de Campos, 355, Centro de Santo André. Os interessados em participar dos processos seletivos devem cadastrar o currículo no site www.luandre.com.br.

A Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Ponto Frio, está com 152 oportunidades na região, nos quais 100 são para trabalhar como vendedores, enquanto as demais são voltadas para pessoas que possuem deficiência. Para se inscrever, basta acessar o site www.viavarejo.com.br/rh, seguir em ‘Oportunidade de Vagas’, clicar em ‘Veja Vagas’, digitar ‘Vendedor’ ou ‘PCD’ na barra de busca, escolher uma das funções apresentadas e clicar em ‘Candidatar-se’.

CENTROS PÚBLICOS – O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires está com 76 postos em aberto, sendo que os destaques são para auxiliar e técnico de enfermagem; há 20 chances para cada função. Há também vagas para professor de Administração, tratador de animais, pizzaiolo e encanador industrial.

O CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá está com 40 cargos disponíveis, do total, 34 são para profissionais que tenham apenas o 1º grau completo. Destes, dez vagas são para auxiliar de cozinha, oito para auxiliar de limpeza, cinco para jardineiro e outras cinco para auxiliar de almoxarifado. Há, ainda, três postos para porteiro, dois para auxiliar de manutenção predial e um para chefe de serviços de limpeza.

Já para quem possui Ensino Médio completo há emprego para soldador e vigia, além de postos abertos em Santo André para ajudante de serralheiro e auxiliar de linha de produção, com duas vagas cada.

O CTR (Centro de Trabalho e Renda) de São Bernardo possui 14 cargos disponíveis, sendo que cinco são para trabalhar como repositor de supermercado, voltados apenas para pessoas que possuem deficiência. O Painel de Emprego de São Caetano está com seis oportunidades. Até o fechamento desta edição, Rio Grande da Serra não havia respondido se há vagas no município.

É importante ressaltar que o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André está temporariamente suspenso, enquanto que a unidade de Diadema completa neste mês um ano de inatividade devido a problema com repasse de verba.

Na maioria das vezes, as empresas contratantes exigem que as pessoas tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses (mínimo) na função em que deseja trabalhar e alguma qualificação (como por exemplo, curso de eletricista ou técnico de enfermagem). Mas isso não é uma regra, tudo varia de acordo com a empresa.

É importante ressaltar que os centros públicos utilizam o mesmo sistema de compartilhamento de vagas do governo, portanto, pode haver duplicidade de vagas.

Os interessados nessas vagas devem comparecer aos centros municipais com carteira de trabalho, RG e CPF, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

MAIS EMPREGO - Para esta semana, o Portal Mais Emprego, programa do governo federal gerenciado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), está com 141 vagas em aberto na região.

A cidade que consta com mais oportunidades é Santo André, com 53 no total. Em seguida vem Ribeirão Pires, com 35 postos, Mauá está com 24, enquanto que São Bernardo possui 14, São Caetano, 11, e Diadema com apenas quatro.

Para acessá-los, basta se cadastrar no site www.maisemprego.mte.gov.br. clicar em ‘cadastro do trabalhador’ e preencher a ficha de inscrição que questiona área que se deseja atuar e a escolaridade.

JOVEM APRENDIZ - A Via Varejo está com 57 vagas disponíveis na região para jovem aprendiz nas áreas operacional e administrativa da companhia para candidatos entre 16 e 24 anos. Os selecionados devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e receberão salário, vales transporte e alimentação.

Para se candidatar, basta entrar no site www.viavarejo.com.br/rh, clicar em ‘Oportunidade de vagas’, ‘Veja Vagas’, digitar ‘Jovem Aprendiz’ na barra de busca e apertar o botão ‘Candidate-se’. 

CPETR andreense retorna neste mês

Em janeiro, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, afirmou que o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) não faria mais a captação de oportunidades de emprego temporariamente. 

No entanto, nesta semana o prefeito Paulo Serra (PSDB) e o secretário da Pasta, Ailton Lima (SD), afirmaram ao Diário que isso é algo que está prestes a acabar, pois o serviço será restabelecido para a população andreense neste mês. “Esse serviço é de extrema importância para o munícipe, por isso queremos ele de volta logo, não podemos ficar sem emprego”, disse Paulo Serra com exclusividade ao Diário. 

Segundo Ailton Lima, o CPETR, antigamente localizado na Avenida Arthur de Queirós, 720, no bairro Casa Branca, já estava “bem capenga” em dezembro de 2015, fator que motivou o ex-prefeito Carlos Grana (PT) a transferí-lo para a sede do Paço municipal. “O aluguel, que custava cerca de R$ 70 mil, já estava atrasado havia muitos meses, por isso mudaram o local. Não retomamos o serviço logo no início da gestão para primeiro organizar a casa”. Ailton Lima disse que aproximadamente 8.000 pessoas costumavam ir até o local atrás das vagas todos os meses.

Atualmente, o espaço está prestando atendimento ao trabalhador apenas no que diz respeito a confecção da carteira de trabalho e solicitação do seguro-desemprego. Neste momento, a Prefeitura indica o Portal Mais Emprego, programa gerido pelo MTE (Ministério do Trabalho e do Emprego) aos munícipes que estão em busca de um trabalho. 

Outra opção é procurar o Poupatempo munido de carteira profissional, RG, CPF e comprovante de residência. A unidade está inserida no Atrium Shopping, localizado na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;