Esportes Titulo
Corinthians perde para o Coritiba e prolonga 'ressaca'
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
23/06/2001 | 17:59
Compartilhar notícia


O Corinthians foi derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba neste sábado à tarde, no Estádio Rei Pelé (Maceió), na estréia da Copa dos Campeões, e não conseguiu se livrar da ressaca que o assola desde a perda da Copa do Brasil, domingo passado. Desfalcado de Marcelinho e já sem Muller no elenco, o time de Wanderley Luxemburgo mostrou-se sonolento no 3-5-2 improvisado e tornou mais difícil o chamado 'caminho mais curto' à Copa Libertadores da América de 2002. O gol do Coxa Branca foi marcado por Enílton.

A equipe do Sul, comandada pelo técnico Ivo Wortman, joga pelo empate em João Pessoa, na próxima quarta-feira, para credenciar-se à disputa da semifinal, contra o vencedor do confronto entre São Paulo e Sport Recife. Vitória por um gol de diferença para o Corinthians leva a decisão para os pênaltis.

O reflexo de uma semana complicada para o Corinthians pôde ser visto no gramado do Rei Pelé. Depois de perder a final da Copa do Brasil em casa para o Grêmio, no domingo, a demissão pedida por Muller na quinta-feira levantou fortes suspeitas de que houve uma farra entre jogadores e duas mulheres na concentração corintiana na véspera da decisão.

De ressaca, lento e sem o traquejo de jogar no 3-5-2, a equipe campeã paulista só melhorou no segundo tempo, com a entrada de Pereira no lugar de Otacílio no meio. Sem Marcelinho Carioca (suspenso por quatro jogos devido a uma expulsão na Copa do Brasil), Ricardinho e André Luiz não conseguiram servir com eficiência os atacantes Gil e Éwerthon. O apoio dos alas, fundamental em um esquema 3-5-2, também não ajudou. Rogério (substituído no intervalo por Índio) e Kléber quase não desceram.

O Coritiba dominou as ações no primeiro tempo e criou as melhores oportunidades, enquanto Scheidt, Fábio Luciano e João Carlos ainda tentavam se entender. Enílton marcou o único gol da partida aos 29, chutando forte na entrada da área ao receber passe de Mabília.

Luxemburgo mexeu no intervalo e o Corinthians voltou melhor. Pereira ajudou Ricardinho e André a criarem mais oportunidades para Gil e Éwerthon, que deixou a concentração da Seleção Brasileira para integrar o elenco alvinegro. Com os ataques mais afinados, sobrou espaço para os goleiros brilharem. Fábio Luciano quase empatou no primeiro minuto, em cobrança de escanteio, mas Marcelo Cruz fez uma grande defesa. Quatro minutos depois, Juliano exigiu reflexo de Maurício em um chute forte da entrada da área.

O Corinthians até balançou a rede, aos 23, mas Gil completou em posição irregular após tabela rápida com o colega Éwerthon. O atacante da Seleção foi poupado por Luxemburgo, que sacou-o para promover o jovem Neto.

Mesmo com o adversário dominando as ações do segundo tempo, o Coritiba teve pelo menos duas oportunidades claras para ampliar, com Marquinhos e Leandro desperdiçando cara a cara com Maurício. Para compensar, João Carlos, quase em cima da linha de gol, aos 47 do segundo tempo, conseguiu cabecear para fora após bonita jogada individual de André Luiz pela esquerda.

"Temos que reconhecer que nós só jogamos no segundo tempo. Não fizemos nada no primeiro tempo", sintetizou Ricardinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;