Internacional Titulo
Fiéis poderão visitar túmulo do papa a partir desta quarta-feira
Da AFP
12/04/2005 | 17:29
Compartilhar notícia


A cripta da basílica de São Pedro, onde foi sepultado o corpo do papa João Paulo II, será aberta à visitação pública nesta quarta-feira, às 7h locais (2h de Brasília). A data foi confirmada pelo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls.

Túmulo - O túmulo de João Paulo II é feito de mármore branco e está dentro da cripta onde estão enterrados 62 papas, duas rainhas e um imperador.

Os jornalistas, que tiveram acesso ao local nesta terça-feira relataram que João Paulo II está enterrado a alguns metros da sepultura de São Pedro, o primeiro papa. O local do túmulo do papa parece uma cela de mosteiro, que ocupa parte das 'grutas vaticanas', na verdade uma vasta sala onde sarcófagos e lápides foram colocados entre os pilares maciços.

A lápide do papa Karol Wojtyla parece, por sua sobriedade, com a de Paulo VI, morto em 1978. No entanto, a cor das duas é diferente: enquanto a de Paulo VI é bege, a de João Paulo II é feita de mármore branco.

Na lápide de Karol Wojtyla, pode-se ler a inscrição latina em letras douradas 'Ioannes Paulus PP II', sob a qual está: '16 X 1978 - 2 IV 2005', as datas de sua eleição ao pontificado e de sua morte.

Na parede do fundo, foi colocado um baixo-relevo da Virgem com uma criança no colo cercada por dois anjos. João Paulo II cultuava fervorosamente a Virgem, a quem atribuiu o milagre de ter escapado com vida do atentado de 1981 na praça São Pedro. Em suas duas viagens ao santuário de Fátima, em Portugal, e nas peregrinações à Polônia, ele ofereceu à Virgem Maria a bala que o atingiu e seu anel de arcebispo de Cracóvia.

Os mais próximos vizinhos de João Paulo II são duas mulheres: à esquerda, a rainha Cristina da Suécia, morta em 1689 e que tinha se convertido ao catolicismo após sua abdicação, e frente a ela Carol, rainha de Chipre, morta em 1487. Já a direita do papa morto, repousa Pio VI, que reinou sobre a Igreja de 1775 a 1799.

Karol Wojtyla foi colocado no túmulo ocupado antes por João XXIII, o 'bom papa João', adorado pelos italianos. O local ficou vago em 2000, quando João Paulo II celebrou a missa de beatificação de João XXIII e mandou transferir seu caixão à capela de São Jerônimo.

O corpo de João Paulo II foi colocado num caixão em madeira de cipreste, sendo que este foi introduzido em outro, de ataúde, com interior feito de zinco e o exterior em madeira de carvalho, gravada com uma cruz e um 'M' de Maria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;