Política Titulo
Lula é chamado de 'traidor' no velório de Brizola
Do Diário OnLine
Com Agências
22/06/2004 | 22:24
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado e hostilizado na breve visita que fez ao velório do ex-governador Leonel Brizola, nesta terça-feira à tarde, no Palácio Guanabara (sede do governo do Rio de Janeiro). O tumulto causado pela chegada do presidente fez com que ele ficasse cerca de três minutos na sala. Depois de cumprimentar rapidamente os familiares do pedetista, Lula achou espaço entre a multidão e deixou o local cabisbaixo.

O protesto foi puxado por partidários do PDT e admiradores de Brizola. Lula foi chamado de "traidor" e "cachaceiro" pela multidão. Em coro, os manifestantes ainda entoaram o refrão de um samba que ficou famoso na voz da brizolista Beth Carvalho: "você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão."

Lula, apressado, não quis comentar a manifestação popular enfrentada no velório. Disse apenas que o público estava "emocionado" com a morte de Brizola.

Diversos governistas saíram em defesa do presidente Lula. O ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) disse que os protestos foram uma "grosseria" com Lula e o próprio Brizola. "As pessoas aqui estão chocadas e emocionadas com a morte de Brizola. Mas quando elas voltarem para casa vão perceber o que fizeram."

Vice na chapa de Lula nas eleições presidenciais de 1998, vencidas por Fernando Henrique Cardoso, Brizola se afastou do governo após a vitória no pleito de 2002 e colocou o PDT na oposição por não concordar com os rumos da política econômica adotada na administração petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;