Cultura & Lazer Titulo
Coliseu será reaberto aos espetáculos em Roma
Do Diário do Grande ABC
06/12/2000 | 12:07
Compartilhar notícia


O Coliseu, enorme anfiteatro de Roma inaugurado em 80 A.C. , será totalmente reaberto ao público depois de passar por uma ampla reforma que prevê inclusive a instalaçao de uma cobertura móvel, segundo informaçoes do Ministério da Cultura da Itália.

O monumento mais famoso da capital italiana já foi reaberto parcialmente no verao passado para dez espetáculos apresentados apenas para algumas centenas de convidados especiais.

O ``Projeto Coliseu' deverá tornar possível a abertura de 85% do anfiteatro em 2003, contra os 15% atuais. Suas pesquisa e montagem tiveram a execuçao aprovada em 1992, assim que os primeiros trabalhos de restauraçao receberam financiamento de 20 milhoes de euros do Banco de Roma.

O monumento afetado por tremores durante os séculos deverá ter sua estrutura reforçada. O Coliseu também foi alvo de muita pilhagem, tendo placas de mármore retiradas de sua construçao para serem utilizadas em igrejas e palácios.

O piso da arena será totalmente reconstruído e o monumento a céu aberto ganhará uma cobertura móvel de mil metros quadrados. O anfiteatro também era coberto na era romana, mas por uma ``toalha' de quatro mil metros quadrados.

O Coliseu, o maior anfiteatro do mundo romano, foi construído pelo imperador Vespasiano, para divertir o público. Ele exibia na época lutas entre gladiadores para 75 mil espectadores, que se sentavam em 80 fileiras de degraus de pedra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;