Cultura & Lazer Titulo
Formato DivX ameaça Hollywood
Sérgio Vinícius
Da Redaçao
25/09/2000 | 17:50
Compartilhar notícia


Assim como o MP3 está infernizando a vida da indústria fonográfica mundial, o formato de compressao de vídeo DivX começa a atormentar os grandes estúdios de cinema de Hollywood. Com a tecnologia, que permite a compactaçao de arquivos de filmes em DVD em até 1/12 do tamanho original sem perda de qualidade, começa a despontar na Internet a possibilidade de troca de filmes longa-metragem, permitindo que os internautas montem sua filmoteca no próprio disco rígido.

No processo de conversao do formato original do DVD para DivX - este na verdade é um nome fantasia para o formato MPEG 4 - o arquivo "emagrece" de cerca de 9 GB para 700 MB. É verdade que o tamanho otimizado ainda é um tanto quanto pesado para quem usa conexoes discadas, mas, com os serviços de banda larga, fazer o download de um longa-metragem vai se tornar uma brincadeira.

O site MyDivX.com (www.mydivx.com) distribui um software que permite converter o arquivo em DVD para o DivX. O programa, que pode ser baixado gratuitamente na página, utiliza o mesmo princípio de compressao da extensao MP3.

No site, há alguns links para se captar filmes que podem ser armazenados e reproduzidos. Além disso, no próprio DivX estao disponíveis traillers de películas como South Park, Charlie's Angels (As Panteras), Nothing Hill (Um Lugar Chamado Nothing Hill) e The Matrix. Embora procurados insistentemente pela reportagem do Diário, nao foi possível encontrar sites que colocassem para download grandes produçoes do cinema.

Ainda que os arquivos produzidos com o formato DivX sejam expressivamente menores, armazenar 700 MB para cada título representa um problema até mesmo para os provedores de conteúdo. O próprio site MyDivX está aceitando doaçoes de páginas FTP de internautas que queiram ceder espaço para armazenar as mídias digitais.  De qualquer forma, com o DivX, os filmes apresentam qualidade semelhante à do DVD. Mais do que isso, pouco é perdido em termos de resoluçao de imagem e qualidade de áudio.

A popularizaçao do formato que compacta dados de DVD completa um quadro que deve deixar os executivos da indústria do entretenimento com os poucos fios de cabelo que restam ainda mais em pé. Afinal, é importante lembrar que o código fonte do DVD (DeCSS), que permite a livre cópia de filmes dessa mídia, está em todo lugar na Web.

Aliás, de tao popular, o DeCSS já apareceu em camisetas e em uma cançao de protesto norte-americana que foi criativamente batizada de DeCSS.MP3, de um tal Joseph Wecker, compositor amador do site MP3.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;