Setecidades Titulo
Educação assina convênio com jornais da APJ
Da APJ
13/06/2010 | 07:36
Compartilhar notícia


A Secretaria de Educação do Estado anunciou convênio para a assinatura de contratos com os 14 jornais da APJ (Associação Paulista de Jornais), entre eles o Diário do Grande ABC, visando a aquisição de assinaturas e utilização pedagógica de exemplares em salas de aula na rede estadual de ensino.

A maioria dos contratos já foi assinada com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, gestora do projeto, e alguns estão em fase final de trâmite, segundo a entidade. A expectativa é iniciar o projeto no segundo semestre.

O secretário Paulo Renato Souza afirmou durante o evento, realizado na sede da APJ em São Paulo, que a presença de jornais em sala de aula é fundamental. "O aluno que lê e entende o que lê, desenvolve o raciocínio e esse é o principal objetivo da educação", disse ele. O uso de jornais em sala de aula, segundo Paulo Renato, se justifica como instrumento de leitura e desenvolvimento do pensamento crítico. "O jornal é muito valioso e talvez seja o instrumento mais importante nessa direção", analisou. Outra razão para incentivar a leitura de jornais nas escolas é que o processo de ensino passa a ser mais "atraente" à medida que alunos e professores debatem os temas da atualidade.

Especificamente em relação aos jornais regionais, o secretário disse que no Interior as pessoas se interessam mais pela imprensa local pelo fato de os jornais retratarem a vida da comunidade. "Alunos e professores aumentarão o interesse pelo uso do jornal local em sala de aula porque eles não só trazem a atualidade em relação à contemporaneidade e os grandes fatos do Brasil e do Mundo, como possuem o diferencial que é o noticiário local".

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Fábio Bonini Simões de Lima, afirmou que a formação escolar não se resume mais à formação tradicional formal baseada em conteúdos acadêmicos apenas. "É importante que se garanta aos alunos acesso às tecnologias e principalmente à informação, que não se dissocia de formação", disse Bonini. "Cada vez mais se percebe que o leitor de jornal busca as notícias de sua região. E a imprensa regional do Interior propicia a possibilidade de os alunos entrarem em contato com informações que fazem sentido para ele". Segundo Bonini, esses jornais "estão inseridos no contexto da sociedade, apoiando as escolas com projetos pedagógicos maravilhosos e compreendendo que o caminho é esse, garantir as ferramentas para que os alunos se insiram no contexto de cidadania". O objetivo final, conclui, é a melhoria da qualidade de ensino.

O presidente da APJ, Renato Zaiden, exaltou o compromisso dos jornais da rede com a educação, lembrando que desenvolvem programas de leitura de jornais há vários anos

NÚMEROS - Os contratos foram assinados com os 14 jornais da APJ. A área de cobertura do Diário do Grande ABC envolve 167 escolas, que serão beneficiadas com um exemplar diário cada uma para utilização em sala de aula. Segundo a Secretaria de Educação, o projeto abrange 2.581 escolas do Estado e o investimento anual previsto no projeto é de R$ 771.145,00.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;