Setecidades Titulo
Alemao ensina arte da litografia em Santo André
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
30/09/2000 | 18:15
Compartilhar notícia


O alemao Roberto Gyarf, um dos litógrafos mais conceituados do país, vai ensinar gratuitamente, em Santo André, a arte da litografia e da gravura. A Oficina de Arte-Educaçao acontece na Usina de Triagem e Reciclagem de Papel instalada na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), a partir desta semana.

Na litografia, um desenho é feito em um molde de papel vegetal e depois transferido para a pedra, que passa a ser a matriz. Posteriormente, o desenho é impresso em outro papel, a gravura.

A diferença desta oficina é que as gravuras serao feitas em papel reciclado, produzido na própria usina. De acordo com Silvia Passarelli, assistente de diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o papel produzido na usina é de boa qualidade, o que motivou o litógrafo a desenvolver o trabalho.

"Gyarf foi procurado pelos adolescentes que participam da usina durante uma exposiçao. Foi a partir desse encontro que ele conheceu o trabalho desenvolvido e verificou que o papel reciclado por eles tinha textura adequada para fazer as gravuras", disse Silvia.

Desde 1998, ano em que a usina foi implementada, adolescentes do programa Andrezinho Cidadao, da Prefeitura, passaram a participar de inúmeras atividades. "Esse trabalho deu aos jovens novas oportunidades, principalmente porque passou a gerar renda com a comercializaçao de objetos produzidos a partir do papel, como agendas, material de escritório e caixas."

Além de aprender a fazer papel reciclado e a manipulá-lo, os jovens inseridos no programa se envolvem em diversas outras atividades lúdicas, como dança, teatro, capoeira e demais oficinas.

Segundo Silvia, a usina instalada na Craisa passou a ser descentralizada este ano. Foram criadas quatro novas unidades, nas quais 28 adolescentes do Andrezinho Cidadao atuam como monitores, ensinando grupos diferenciados a produzir papel reciclado.

No entanto, a oficina de litografia e gravura nao será apenas destinada aos adolescentes inseridos no programa. Qualquer pessoa poderá se inscrever e participar das aulas com Gyarf.

O papel reciclado da usina estará disponível, assim como todo o material para execuçao da litografia. Mas se alguém tiver interesse em aprender a fazer seu próprio papel, poderá ainda se inscrever nos horários em que acontecem as aulas específicas.

A Oficina Arte-Educaçao em Litografia e Gravura vai acontecer às segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, das 9h às 15h. Os interessados poderao conhecer o trabalho ou se inscrever na Craisa, que tem duas entradas: avenida dos Estados, 2.795, e avenida Varsóvia, 565, no bairro Santa Terezinha. Mais informaçoes pelos telefones: 4996-6429 (Craisa), 9264-5582 (com Cristina, coordenadora da usina), e 411-9907 (Semasa).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;