Setecidades Titulo
Decisão do MEC adia projeto de ensino técnico da Metodista
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
23/06/2004 | 22:20
Compartilhar notícia


A decisão do MEC (Ministério da Educação) de integrar o ensino médio regular com o profissionalizante poderá adiar o início de dois cursos técnicos no Colégio Metodista, em São Bernardo, previstos para agosto. A afirmação é da diretora da instituição, Regina Magna Bonifácio de Araújo. “Temos de rever nossa proposta, e conseqüentemente adaptá-la à do MEC”, disse.

Os novos cursos profissionalizantes a serem introduzidos são Administração, com ênfase em Gestão, e Prótese Dentária. Ambos noturnos e com 40 vagas por turma. A aprovação dos cursos ocorreu em março, segundo Regina. Até então, o colégio, fundado há 19 anos só oferece o ensino médio regular.

A possibilidade de união do ensino médio com o técnico havia acabado com a reforma de 1997. As duas modalidades de ensino, regular e profissionalizante, foram separadas. A partir de agora, os Estados poderão voltar a ter escolas em que, obrigatoriamente, o ensino médio seja com o técnico. A carga horária terá de ser ampliada.

Ainda de acordo com o MEC, os dois sistemas – integrado e separado – também poderão conviver entre si. “Não tive acesso ao texto da lei. O próprio site do MEC não traz orientações nesse sentido. Mas com certeza a equipe (do Colégio Metodista) será reunida para discutir a mudança”, afirmou Regina.

Independentemente da legislação, a diretora classifica como ideal que o ensino médio preserve sua bagagem e a amplie com disciplinas de um ensino profissionalizante. Ela, no entanto, é contra a fórmula antiga: o curso profissionalizante substituindo o médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;