Cultura & Lazer Titulo
Teatro Cacilda Becker será reformado
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
24/07/2001 | 19:29
Compartilhar notícia


Castigado sistematicamente por enchentes, e sem oferecer para a população uma programação regular há 28 meses, o Teatro Cacilda Becker, nas dependências do Paço Municipal de São Bernardo, começa a ser reformado na próxima semana, segundo o secretário de Educação e Cultura da cidade, Admir Ferro.

No total, a estimativa de gastos com a obra é de R$ 115 mil. Sobre a ameaça de novas inundações do equipamento cultural, Ferro aposta no término da construção de dois piscinões. Eles armazenarão as águas que tomam o centro da cidade nos períodos de chuva e devem estar prontos em dezembro deste ano.

Parte da reforma do Cacilda Becker, como reparos elétricos e hidráulicos, será efetuada por funcionários da Prefeitura, o que deve diminuir os gastos com a manutenção.

“Antes da reabertura do teatro, ainda precisaremos abrir três licitações: para a reforma dos banheiros e sua adequação aos portadores de deficiência física; para estofar as poltronas; e para a compra de equipamentos novos, como amplificadores e microfones”, disse o secretário.

A reforma prevê ainda a construção da base do palco em concreto, com acabamento em madeira. “O ar-condicionado já está suspenso desde 1998, quando foi instalado após uma enchente. E agora vamos suspender tudo o que pudermos, como medida preventiva, pois se eventualmente acontecer outra enchente, os prejuízos serão menores”, falou Ferro.

O secretário também disse que o Cacilda não terá mais piano. “Em 1990 perdeu-se um. Em 1998, outro. Agora, temos piano nos teatros Lauro Gomes e Elis Regina. Se precisarmos de um para algum evento no Cacilda, transportaremos de outro teatro”, disse.

A previsão de conclusão da reforma do Cacilda é novembro deste ano. Em tese, a manutenção seria finalizada um mês antes dos piscinões e o teatro poderia estar sujeito a enchentes, fato recorrente em sua história nos últimos anos. “Esse período do final do ano não é crítico em relação às chuvas”, afirmou Ferro.

Questionado sobre a idéia de transferência da Prefeitura e da Câmara para novas dependências, que se concretizada poderia afetar o teatro, Ferro admite que o projeto está em andamento. Há especulações inclusive de uma possível demolição dos prédios atuais.

 “Para reabrir o Cacilda, que é um teatro histórico da região, não posso esperar 3 ou 4 anos, porque essa idéia da mudança da Prefeitura e da Câmara é a longo prazo. E o teatro está aqui, não pode ficar parado esperando”, disse.

O Teatro Cacilda Becker (espaço cultural que já foi o mais freqüentado do Grande ABC) nos últimos 11 anos foi danificado várias vezes pelas inundações. Em 1990, o ator Vicentini Gomez, que encenava um monólogo no Cacilda, teve de sair a nado do local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;