Setecidades Titulo
Fieis acompanham missa de Westrupp
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
13/10/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


A aposentada Luzineia Aparecida Maganha tem 75 anos e nem um pouco de cansaço para percorrer algumas ruas a pé, como ela mesmo faz questão de contar. Ontem acordou cedo em Mauá, antes das 7h, para pegar um ônibus até o Santuário de Nossa Senhora, na Paulicéia, São Bernardo.

Acompanhou a procissão em homenagem à santa e depois foi ouvir sermão pregado pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Nelson Westrupp. Quase no final da missa, dona Luzineia tinha a mesma disposição de quando acordou. "É um sentimento muito reconfortante. Venho todos os anos para essa missa."

Ela repetia as orações regidas pelo bispo e vez ou outras deixava perder o semblante nos próprios pedidos a Nossa Senhora. "Peço pela minha saúde. Tenho idade avançada, mas superei grande parte das enfermidades", contou.

A aposentada representa todos os mais de 6.000 fiéis que acompanharam a cerimônia no Dia das Crianças.

A estimativa de público foi feita pela coordenação do santuário. A pregação colocou Nossa Senhora como mãe de todos os fiéis.

Mas dom Nelson também pinçou algumas passagens da Bíblia sobre a atitude da mulher cristã. Não à toa: a maioria das pessoas que estavam na primeira fila da missa era de mulheres.

Ao lado da caixa de som do coro católico, a também aposentada Adelaide Martins Leme, 81, fez questão de enfatizar que segue a missa há mais de 40 anos, quando mudou para o bairro. "Sinto bem mostrando minha fé. Gosto de ouvir a pregação de Dom Nelson."

A celebração seguiu calma. Quando os ministros que portam a hóstia entraram no local reservado ao bispo e ajudantes de capela, algumas pessoas tentaram seguir o cortejo. Barradas, não se decepcionaram, pois assim que a missa foi encerrada, dom Nelson concedeu a bênção para os mais próximos.

Os festejos seguiram seguiram por toda a tarde, sem a presença do bispo. Cantinas e um brechó foram montados dentro da igreja para arrecadar fundos ao Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

E dona Luzineia foi para casa, satisfeita por ter acompanhado a homenagem católica mais um ano. "Além de pedir, também tenho muito a agradecer à Nossa Senhora todos os anos."


Bispo usa versículo de Gênesis para opinar sobre aborto

Arrancar algumas palavras Dom Nelson Westrupp, bispo da Diocese de Santo André, sobre qualquer assunto que não seja a pregação do dia ou as obrigações para com o Senhor é difícil tarefa. Principalmente diante de muitos fieis, e proferindo os dizeres já conhecidos da Bíblia.

Mas enquanto distribuía bênçãos e cumprimentava católicos no fim da missa à Nossa Senhora Aparecida, ontem, ele deixou no ar a opinião sobre um tabu atual.

"Dom Nelson, este ano a missa recebeu mais fiéis que no ano passado?", perguntou a equipe a Diário. "Claro, a fé tem impulsionado todos em torno de Nossa Senhora. Ela é a mãe de todos os filhos de Deus", respondeu.

"Existe algum versículo da Bíblia que exprima a opinião do senhor sobre o aborto?" Silêncio.

Quase sumindo entre os seguidores da fé católica, Dom Nelson olhou de relance, com um sorriso no rosto de quem muito sabe e lança: "Escolhe, então, a vida... Livro de Gênesis", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;