Memória Titulo Memória
Uma campanha para lembrar o dia 30 de novembro

O que essa página Memória propõe: que no próximo dia 30 um representante, ao menos, de cada família deixe por alguns instantes os seus afazeres e compareça à Praça Lauro Gomes

Ademir Médici
20/11/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


“A Prefeitura de São Bernardo volta a depositar flores no busto do líder autonomista da cidade, Wallace Simonsen, na Praça Lauro Gomes, em mais um 30 de novembro – uma data ultimamente quase esquecida.”
Cf. Memória, 30-11-1999.

A Memória deste domingo é endereçada aos descendentes dos líderes autonomistas de São Bernardo. São as famílias com raízes fortes na cidade ontem e hoje: Azevedo Marques, Basso, Bochile, Corazza, Ghirardello, Lima, Miele, Oliveira Lima, Ronchetti, Sabatini, Setti, Tabet Marques, Trabachini...

Wallace Simonsen, dono do Banco Noroeste, era o nome mais poderoso, com penetração nas esferas nacional e estadual.

O secretário-geral da Sociedade Amigos de São Bernardo – cuja causa maior era a reconquista da emancipação – chamava-se José Armando Affonseca.

A Igreja era representada pelo nome mais importante da cidade, o padre Jerônimo Angeli, vigário da Boa Viagem e nome a abrir o conselho consultivo daquela que foi a primeira Sociedade Amigos da cidade.

Representantes de todas as classes estavam presentes, como o médico Gabriel Nicolau, o operário Nerino Colli (líder trabalhista de tendência socialista) e a mais jovem liderança, o economista recém-formado Attilio Zoboli.

“Além da cúpula que liderou os trabalhos, muita gente mais de São Bernardo integrou-se ao movimento”, rememorou à Memória, em 1994, Attílio Zoboli. “Posso destacar Antonio Salvador, Felício Pelosini, o maestro João Gomes, os irmãos Setti, Diosnio Machado, José de Oliveira, Raghiante, Luiz Nelo Rossi.”

MAIS DE 70 ANOS DEPOIS...
O que essa página Memória propõe: que no próximo dia 30 um representante, ao menos, de cada família deixe por alguns instantes os seus afazeres e compareça à Praça Lauro Gomes. E deposite uma flor junto ao busto do líder maior, Wallace Simonsen.

Primeira informação: o busto permanece na Praça Lauro Gomes, mesmo que escondido pelos arbustos e pelas barracas que comercializam de tudo no lugar.

A RASTEIRA DE SANTO ANDRÉ
Vocês leram o tópico que abre a Memória hoje? Pois é, 1999. Tempo do prefeito Mauricio Soares. Ou muito nos enganamos, ou foi a última vez que a data do 30 de novembro foi lembrada em praça pública.

Depois, houve uma homenagem isolada na Câmara, por iniciativa do vereador José Cloves. Mas o certo é que o 30 de novembro perdeu o seu glamour.

Antigamente... ah, antigamente. Todo 30 de novembro era de festa. Havia discurso. A banda tocava. Ramalhete de flores era depositado na praça junto ao busto do Sr. Simonsen. Depois, em comitiva, os homens de terno, as damas com belos vestidos, seguiam até a Matriz da Boa Viagem, onde uma missa em ação de graças era celebrada.

Afinal, foi em 30 de novembro de 1944 que São Bernardo recuperou sua autonomia político-administrativa, perdida cinco anos antes para Santo André. Verdadeira rasteira.

Os são-bernardenses não se conformaram com a perda da sede do município e a perda do próprio nome: Município de São Bernardo virou Município de Santo André. São Bernardo rebaixado a distrito, ele que fora sede da Freguesia de São Bernardo e do Município de São Bernardo durante 133 anos. Uma agressão.

A REAÇÃO DE SÃO BERNARDO
Veio a emancipação. Vitória da Sociedade Amigos de São Bernardo. Simonsen assumiu a Prefeitura. Também levou rasteira e não completou o mandato. Mas os companheiros do movimento autonomista não o esqueceram. E após a sua morte seu busto foi inaugurado na recém-construída Praça Lauro Gomes.

Era 16 de dezembro de 1958, como mostra a foto de hoje, que leva a assinatura de Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

E por que a foto foi feita? Beltran nos contou: foi um pedido de Lauro Gomes, que estava viajando. Ele queria saber quem compareceu à inauguração.

Beltran fez fotos de todos os ângulos. E o busto permanece na praça desde aquele 16 de dezembro de 1958. A cada ano, uma homenagem. Até que o costume foi esquecido – e este é um dos pecados das duas administrações do prefeito Marinho, talvez por culpa nossa. Deveríamos ter insistido mais a quem de direito sobre essa data cívica tão importante.

É COM VOCÊ, MORANDO...
Ok, tudo passa. Em janeiro teremos novo prefeito, novo vice-prefeito, novos vereadores. Deles vamos cobrar uma ação anual relativa ao 30 de novembro, até por nos comovermos com o que faz São Caetano em outubro, lembrando suas lideranças autonomistas.

Por isso, prefeito eleito Orlando Morando, fica a sugestão – mais uma. Venha à Praça Lauro Gomes em 30 de novembro, uma quarta-feira, mesmo antes da posse. Recupere este ato cívico. Envolva os descendentes dos autonomistas locais. E construa este episódio tão importante da história local. Seguimos amanhã no assunto. Concordamos, fazemos campanha pela data, ‘sem medo de ser feliz’.

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 20 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6295
Manchete – Novo pacote mantém gatilho salarial
Eleições 86 – Apuração termina no Grande ABC, mas o resultado ainda é confuso.
Informática (Ivone Santana) – SPC ganha mais agilidade com sistema.
Santo André – Devastada área do Parque do Pedroso.

Em 20 de novembro de
1916 – Realizada em todo o Estado a eleição de um senador federal, para preenchimento da vaga aberta com o falecimento do republicano Francisco Glicério.
Candidato único: conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, atual presidente da Comissão Diretora do Partido Republicano Paulista.
Baixo comparecimento às urnas.
No município geral de São Bernardo o conselheiro Rodrigues Alves obtém 621 votos.
A guerra. Do noticiário do Estadão: chamadas de novas categorias italianas.
1976 – Mauá abre os festejos do seu 22º aniversário de emancipação política: 1954-1976.
General Motors EC realiza o Baile do Aniversário. Animação: Modern Tropical Quintet.
Escritora Ligia Fagundes Telles fala de suas obras no teatro Conchita de Moraes, em Santo André. Vem a convite dos terceiristas do Colégio Estadual Dr. Clovis Bevilacqua.
Mutantes apresentam-se no São Caetano EC.

Hoje
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia de Zumbi dos Palmares, morto em 1694
Dia Nacional de Combate ao Racismo
Dia do Biomédico
Dia Mundial dos Direitos da Criança
Dia dos Cristãos Leigos
Dia da Ação Católica
Dia do Auditor Interno
Dia do Esteticista

Santos do dia
Otavio e seus companheiros Adventor e Solutor eram soldados da legião tebana. Cristãos, sofreram o martírio no século 4.
Fonte: Blog Paulus, que cita o livro Um Santo Para Cada Dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.
Ambrósio de Camaldoli
Edmundo (rei e mártir)

Município paulista
Hoje é o aniversário de Auriflama, separado de General Salgado em 1954. O nome homenageia Áurea, filha do fundador, Antonio Joaquim de Moura Andrade.

Municípios brasileiros
Aniversariam em 20 de novembro: Anguera, na Bahia; e Ponte Branca, no Mato Grosso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;