Cultura & Lazer Titulo
Marco Maciel toma posse na ABL
Do Diário OnLine
Com Agências
03/05/2004 | 22:51
Compartilhar notícia


O ex-vice-presidente da República Marco Maciel (PFL-PE) tomou posse na ABL (Academia Brasileira de Letras) nesta segunda-feira à noite. Ele assumiu a cadeira número 39, que ficou vaga com a morte do jornalista e empresário Roberto Marinho, em agosto passado.

"Vou sucedê-lo, mas não sei se vou substituí-lo", disse Marco Maciel, elogiando o trabalho do antecessor. "O estilo de comunicação que ele criou ajudou a integrar o país e a projetá-lo no exterior."

A posse de Maciel, realizada na sede da ABL, no Rio de Janeiro, ganhou cores de comício com a grande presença de políticos. Além do presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), que também é 'imortal', estiveram na festa o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos (PMDB); o vice-presidente da República, José Alencar (PL-MG); o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC); o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL); o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e os deputados federais Moreira Franco (PMDB-RJ) e Inocêncio de Oliveira (PFL-PE).

Marco Maciel, mais novo 'imortal', já foi deputado federal, senador, governador de Pernambuco e ministro da Educação. Entre os livros publicados por ele estão 'Liberalismo e Justiça Social', 'Idéias Liberais e Realidade Brasileira', 'Vocação e Compromisso' e 'Educação e Liberalismo'.

No discurso de posse, o ex-vice-presidente ressaltou a importância da obra de Roberto Marinho e elogiou o trabalho de valorização da língua portuguesa que vem sendo desenvolvido pela ABL.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;