Cultura & Lazer Titulo
Retrato Família
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
25/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil é conhecido por sua multiculturalidade, na qual famílias tradicionais se misturam com anônimos e clãs de origem europeia, africana e asiática convivem em diversos locais do País. Essa união de culturas, traços e costumes é o tema do livro "Origem - Retratos de Família no Brasil" (Auana Editora, 134 páginas, R$ 60), da fotógrafa Fifi Tong. A publicação reúne retratos em preto e branco de 50 famílias de diferentes regiões, etnias e classes sociais.

A ideia do projeto surgiu há 15 anos, quando a autora vasculhava um antigo baú que guardava tradicionais vestidos chineses pertencentes a sua família. Utilizando as vestes, decidiu fotografar quatro gerações de mulheres: a avô, a mãe, ela e a filha. O resultado da foto fez com que Fifi verifica-se que as expressões obtidas contavam histórias melhores do que se ela as tivesse escrito.

Ela conheceu e visitou famílias que conseguissem, por meio de retratos, relatar sua trajetória. "Além de traços no tempo e de histórias familiares, fui me deparando com legados humanos", diz a fotógrafa na apresentação do livro.

PERSONAGENS - Fifi decidiu ir atrás de grupos em que as diferentes gerações pudessem se reunir e representar um só ser.

Entre os personagens, estão a Família Cruz, de Minas Gerais e São Paulo. A imagem de Joaquin, Luana, Lincoln e Ozírio - que estampa a capa da publicação - mostra nos olhos e na pele dos modelos a trilha seguida por um clã que deixou a simplicidade do interior para vencer na principal capital brasileira. Em conversa com a autora, Ozírio diz: "O trem passa poucas vezes na sua porta, você tem que pegar e ir em frente".

A união cultural que marca o País é representada por histórias como a da Família Madhusudanan, natural da cidade de Kerala, no sul da Índia. Aos 30 anos, Seu Sreedharan recebeu proposta para trabalhar no Brasil e veio para cá com sua mulher. Aqui, criou seu filho mais velho e viu nascer a filha Kalyani.

A mistura de duas realidades completamente diferentes deram forma ao cotidiano dos Madhusudanan. "Dos brasileiros temos hoje o jeito caloroso, a demonstração de afeto espontânea, costume pouco usual na Índia. Por isso dizemos que morar no Brasil realmente nos modificou: a raiz é indiana, o caule é brasileiro", explica Kalyani. Vestidos com trajes típicos da sua terra natal, deixam transparecer a influência brasileira com um simples gesto.

Os fortes traços dos personagens nos retratos levam o leitor a uma viagem não só por suas trajetórias, mas também por uma outra forma de contar a história multicultural de nossa sociedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;