Setecidades Titulo
Novas placas e novo capacete
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
03/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O início de 2008 trouxe mudanças no trânsito, com novas regras para os motociclistas e para os motoristas em geral, de acordo com resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

As principais alterações, válidas desde terça-feira, valem para quem anda de moto. As medidas podem ser consideradas de tolerância zero.

Agora, capacetes precisam ter o selo de identificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e, ainda, faixas reflexivas nas laterais e na traseira.

Quem for flagrado sem os itens obrigatórios de segurança fica sujeito à multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e apreensão da moto, para regularização posterior.

A resolução 203 do Contran proíbe também a colocação de películas na viseira e determina que esse espaço do capacete seja transparente. Para os que não têm viseira, agora é obrigatório o uso de óculos de proteção, que não podem ser substituídos por óculos normais, de grau.

Irregularidades envolvendo viseiras e óculos de proteção passam a ser consideradas infrações gravíssimas, com multa de R$ 191,54 e mais sete pontos na CNH, além da suspensão do direito de dirigir e recolhimento da habilitação.

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as novas normas para os motociclistas têm o objetivo de aumentar a segurança e evitar acidentes de trânsito.

PLACAS

As placas dos veículos passam agora a ter padrão único, com aumento do tamanho das letras e dos números. Segundo o Denatran, o objetivo é facilitar a identificação e dificultar as falsificações.

A mudança será gradual. As placas serão colocadas em veículos novos ou quando os donos fizerem o reemplacamento quando se mudarem para outra cidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;