Cultura & Lazer Titulo Teatro
Movimentos sobre o tempo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/11/2011 | 07:44
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Primeira turma do 4º ano do curso de formação do ator da Escola Livre de Teatro de Santo André, a F12 escolheu para o término de sua trajetória um espetáculo sobre o fim.

"O Mais Simples Seria Não Começar", que estreia hoje na Casa da Palavra, em Santo André - com limitação de público de 30 pessoas -, aproveita o exercício metalinguístico para falar sobre a construção teatral numa trama que apresenta a relação assincrônica do homem com o tempo, e também de sua eterna espera pelo fim, da vida ou de algo. A trama foi construída coletivamente a partir da obra "O Inominável", de Samuel Beckett.

"E sobre parar e ouvir o tempo e perceber que a cada momento estamos deixando algo para trás. Somos seres lutando contra a morte", conta Vinícius Torres Machado, diretor convidado do projeto.

Em uma sala, os atores se misturam à plateia e são vozes dissonantes que reverberam pensamentos. A subjetividade entra em cena, transformando as cenas cotidianas em uma colcha de retalhos que pode ser tecida com trechos da vida de cada um.

"Ela chama isso de viver, o caminho que vai daqui até a porta", diz alguém em determinado momento da montagem. "Não é espetáculo que propõe só atuação política do indivíduo na sociedade, mas também sua relação humanista", conta Machado. Os 60 minutos de duração do espetáculo trazem o reforço do tempo vivido, não importa a magnitude da situação, mas o estado de estar presente, por inteiro, no instante agora.

Desde março ensaiando e pensando em saídas para a concepção do projeto, o grupo partiu dos estados emocionais para compor a partitura corporal que será levada ao palco. O texto veio em seguida. "São três elementos sobrepostos, as vibrações corporais, que são os estados do corpo que partem das emoções; as partituras corporais criadas a partir disso; e o texto. O sentido é o mais importante, é como se descobríssemos maneiras de fazer algo diferente. O texto vai se acomodando a isso."


O Mais Simples Seria Não Começar - Teatro. Na Casa da Palavra - Praça do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218. Hoje e dia 12, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;