Setecidades Titulo
Greve atrasa processos judiciais em um ano
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
15/07/2004 | 22:05
Compartilhar notícia


A manutenção da greve do setor judiciário até pelo menos o dia 28 vai atrasar em um ano processos em tramitação. A afirmação é do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, que se baseia no resultado da última greve do Judiciário no Estado, há dois anos, que durou 81 dias. Segundo D’Urso, até hoje existem processos que estão com prazos atrasados por causa da greve.

“Os resultados serão catastróficos para toda a sociedade. A OAB, como já foi manifestado publicamente, apóia o pedido de reposição salarial e melhoria das condições de trabalho, mas está radicalmente contra essa greve”, disse o presidente. “Vamos ter de achar uma saída menos dolorida para a questão. A greve começou há 15 dias e já está causando grandes estragos em todo o sistema da Justiça.”

Embora a greve não tenha a participação dos juízes, eles não têm como trabalhar, assim como os advogados, já que 85% dos funcionários dos cartórios estão parados e os processos suspensos. Apenas as decisões emergenciais são expedidas por juízes de plantão. “Os juízes não trabalham, o cartório não funciona e a gente fica sem poder fazer nada. Prazos, petições, acompanhamentos. Tudo está parado e a gente não tem o que fazer”, disse a advogada Ana Lúcia Candiotto, de São Caetano.

Na segunda-feira, às 14h, o presidente da OAB-SP se reúne com representantes do TJ (Tribunal de Justiça). A intenção, segundo D‘Urso, é negociar na sede do TJ uma saída para o impasse da reposição salarial. No Grande ABC, os funcionários dos fóruns de Ribeirão Pires e Diadema aderiram à greve nesta quinta.

A Assetj (Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), por meio da assessoria de imprensa, informou que a paralisação não vai ser mantida mesmo que o TJ faça uma proposta positiva ou que o governador Geraldo Alckmin encaminhe o projeto de reajuste à votação. De acordo com a associação, no próximo dia 21 vão ser realizadas assembléias regionais em todo o Estado. A assessoria informou que o único encontro com poder de deliberação está marcado apenas para o dia 28.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;