Setecidades Titulo
Estado já tem áreas para instalar Febems regionais
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
19/11/2003 | 22:10
Compartilhar notícia


O presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, já escolheu quais são os melhores terrenos para a instalação de unidades de internação em Santo André, São Bernardo e Diadema. Os locais não foram revelados, mas serão apresentados para os prefeitos da região na primeira quinzena de dezembro, em uma reunião com o governador Geraldo Alckmin.

Na reunião, poderá ser firmado um acordo entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal para a construção de três unidades regionais da Febem. As prefeituras deverão também apresentar áreas que poderão abrigar os prédios. O secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, a quem a Febem é subordinada, quer a definição das áreas até janeiro. “No Grande ABC, a conversa evoluiu”, afirmou. A construção das novas unidades já aparece no cronograma de 2004 da secretaria.

Também otimista, o presidente da Febem dá como certo o fim de três anos de impasse em torno da implementação de unidades. “A Febem está compromissada em firmar o acordo de gestão compartilhada proposto pelo consórcio”, disse Costa. Ele não encontrou empecilhos na sugestão do GT (Grupo Técnico) do consórcio Movimento Regional Criança Prioridade 1, responsável pela proposta regional, de mudar o nome Febem para Case (Centro de Atendimento Socioeducativo).

O último levantamento da Febem, feito em julho, coloca três das sete cidades entre as que mais têm adolescentes infratores internos em unidades do Estado. No ranking, Diadema aparece em quarto lugar, com 149 jovens. Em sexto lugar ficou São Bernardo, com 124. Santo André aparece em oitavo, com 108 internos em julho.

O modelo do consórcio se aproxima da proposta da Secretaria Estadual de Educação de transferir o atendimento pedagógico a ONGs (Organizações Não Governamentais) e municípios. De acordo com Costa, o Estado está aberto para parcerias com ONGs que queiram implementar nas Febems que funcionam em regime de semiliberdade trabalhos pedagógicos e socioeducativos. “Se o Grande ABC identificar ONGs que possam aderir ao projeto, será ótimo para a região”, afirmou Costa.

Trabalho – Nesta quarta, o secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, lançou o programa Empresário Amigo da Febem, que visa empregar jovens infratores atendidos pela fundação. Na região, a experiência será em um restaurante da rede MisterSheik, em Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;