Internacional Titulo
Vídeo mostra jovem em situação íntima com bispo argentino
Da AFP
24/08/2005 | 13:44
Compartilhar notícia


Um vídeo que provocou a renúncia do bispo da província de Santiago del Estero, Juan Carlos Maccarone, e abalou a Igreja Católica Argentina, mostra o religioso em situação íntima com um jovem.

"O bispo Maccarone me enganou. Tinha prometido conseguir trabalho para mim e não cumpriu, por isso decidi me vingar e o filmei enquanto mantínhamos um encontro íntimo. Não tenho medo de ninguém. Sou bastante católico", disse ao jornal La Nación Alfredo Serrano, 23 anos, que provocou o escândalo.

O vídeo começou a circular nas últimas horas em Santiago del Estero (norte) em caráter particular e mostra relações íntimas de Serrano com o prelado, e conta ainda com uma entrevista com o jovem.

A Igreja Católica argentina, culto majoritário do país, atribuiu a fita a uma "vingança política" contra Maccarone, um progressista moderado, e aludiu ao polêmico ex-caudilho Carlos Juárez, cinco vezes governador de Santiago del Estero e homem influente durante meio século no distrito, um dos mais pobres do país.

No vídeo, o jovem envolve pessoas próximas de um poderoso empresário local, Néstor Ick, que ganhou quase todas as licitações de empresas de serviços nas últimas administrações de Juárez e de sua esposa, Mercedes Aragonés, cujo governo sofreu intervenção do Executivo, em 2004.

Na entrevista concedida ao La Nación, o jovem garantiu não ter recebido "um único peso (moeda argentina) pelo vídeo" e que tampouco foi sua intenção "extorquir ninguém".

Mas na gravação, que teve alguns trechos reproduzidos pelo jornal Clarín, o jovem disse ter vendido a fita ao grupo Ick, proprietário do Canal 7 de Santiago del Estero por "50 mil ou 95 mil pesos".

"Ele tinha me prometido trabalho e não cumpriu. Há 15 anos meu pai faleceu. Minha mãe começou a pedir que me incorporassem no cargo do meu pai. Há cinco anos nos aproximamos de Maccarone com este apelo, mas ele não fez nada", afirmou o joverm.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;