Setecidades Titulo
Acidentes matam crianças sem cinto
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
18/05/2002 | 18:37
Compartilhar notícia


Todo ano, 1,2 mil crianças morrem em decorrência de acidentes de carro em todo o país, de acordo com números do Ministério da Saúde. Boa parte desses acidentes decorre do fato de que os pais, em muitos casos, não possuem informações adequadas sobre assentos, cintos de segurança e cadeiras de suporte. Essa é a conclusão da ONG (Organização Não-Governamental) Criança Segura, que realiza palestras e promoções sobre o tema.

“Essa é uma das dez maiores causas de morte por trauma em crianças. São mortes que podem ser evitadas. No Estado de São Paulo, os acidentes de carro são a segunda maior causa de mortes”, disse Camila Aloi, da ONG.

De acordo com Camila, crianças devem usar cadeiras de proteção até atingir o peso de 36 quilos ou 1,5 m de altura. A partir daí, até os 10 anos, devem ser acomodadas no banco traseiro do carro, com cinto de segurança. “A maioria das pessoas acredita que a cadeira de proteção é necessária apenas até que a criança atinja 3 anos, o que não é verdade”, disse.

A determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é que crianças com 10 anos devem estar “apropriadamente retidas” no banco traseiro do carro. “A lei é muito genérica e permite várias interpretações. O que significa ‘apropriadamente retida’?”, questionou Camila.

Evento realizado pela Criança Segura em uma concessionária de automóveis em Santo André no último dia 4 teve a participação de 150 motoristas, preocupados com a segurança dos filhos e o correto uso do cinto e cadeiras.

Foram exibidos vídeos educativos e palestras sobre o tema. Além disso, os pais foram convidados a preencher um teste sobre conhecimentos a respeito de segurança no transporte de crianças em automóveis. Também foi verificada se era correta a instalação e utilização das cadeiras. “Na maioria dos casos, os pais acabam utilizando cadeiras inapropriadas ou instaladas de maneira incorreta.”

Crianças de até 1 ano ou 9 quilos devem ser acomodadas nas cadeiras de costas para o movimento do carro. Maiores de 1 ano, entre 9 e 18 quilos, devem ser acomodadas nas cadeiras, de frente para o movimento. Entre 18 e 36 quilos, devem utilizar cadeira de proteção e suporte de segurança, que eleva a criança e permite o posicionamento correto do cinto de segurança do carro. Crianças maiores devem sentar-se sempre no banco traseiro, com cinto de segurança de três pontos.

“Eles não gostam de sentar na cadeirinha e reclamam. Mas agora, vou sempre colocá-los na cadeira e com o cinto”, disse a dona de casa Márcia Cristina Lima Almeida, 33 anos, mãe de três crianças – de 9, 7 e 4 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;