Cultura & Lazer Titulo
Festival traz inéditos
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
05/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje a extensa e refinada programação do 13º Cultura Inglesa Festival, que inclui exibições de filmes inéditos, artes visuais, apresentações de dança e espetáculos teatrais em cerca de 20 cidades do Estado e em municípios do Paraná e Santa Catarina. Aberto ao público, o evento tem entrada franca, mas os organizadores pedem a doação de livros, que serão destinados a instituições de ensino. As atividades prosseguem até 12 de junho e a programação completa pode ser conferida no site da escola (www.culturainglesasp.com.br).

No Grande ABC, haverá somente sessões de cinema nas unidades de Santo André (Rua das Esmeraldas, 140, Tel.: 4990-4755) e Diadema (Avenida Alda, 766. Tel.:4044- 4446). Serão exibidos os curtas-metragens Timing, de Amir Admoni, Débora Mamber e Felipe Grytz; Olhos de Fuligem, de Denise Vieira; e She's Lost Control, de Daniel Augusto.

SELEÇÃO - Cada produção contou com R$ 31 mil fornecidos pela organização após processo seletivo que contou com 90 filmes inscritos. Os roteiros foram escritos em português, mas trazem referências à obra de artistas ingleses.

"São três filmes tecnicamente impecáveis. Temos grandes nomes participando desta edição, mas continuaremos divulgando novos produtores", afirma o coordenador geral Laerte Mello.

Além do elevado nível de qualidade, ele destaca o ineditismo dos trabalhos. "Geralmente, festivais selecionam entre filmes já montados. O nosso tem diferencial porque as pessoas poderão vê-los pela primeira vez."

ROCK E QUADRINHOS - Inspirado na canção Time, gravada pelos roqueiros britânicos do Pink Floyd no fundamental disco Dark of Side of the Moon (1973), Timing conta com o ator Caco Ciocler. Ele interpreta executivo que, obcecado pela ascensão profissional, torna-se literalmente prisioneiro do tempo.

Ao se despedir da namorada na Estação Ferroviária Júlio Prestes, na Capital, acaba, inexplicavelmente, preso dentro do centenário relógio do local. O astro global contracena com o pai, o dentista Jackson Ciocler, que se aventurou pela primeira vez no cinema para interpretar o protagonista na terceira idade.

"Não saberia estimar quantas pessoas virão para o festival, mas acho que esse filme deve atrair público, porque tem o Caco Ciocler", avalia a gerente da unidade andreense da Cultura Inglesa Sonia Paletta.

Também baseado no universo roqueiro, She's Lost Control é homônimo ao clássico da lendária banda de pós-punk inglesa Joy Division. Narra a história de garota que perde a memória em atropelamento e tenta recuperá-la.

Em Olhos de Fuligem, baseado na HQ Sandman, de Neil Gaiman, o jovem desabrigado Wilson (Fábio Lucindo) encanta o personagem Marco (Beto Matos) com episódios inventados sobre os subterrâneos violentos da prisão. Ele cria situações em que convive com o bandido Boca de Solapa (Jairo Mattos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;