Setecidades Titulo
Sao Caetano canta cidadania em Carnaval
Adriana Lopes
Da Redaçao
12/02/2000 | 20:22
Compartilhar notícia


O Carnaval 2000 de Sao Caetano, cujos desfiles acontecerao nos dias 4 e 6 de março, na avenida Goiás, pretende sensibilizar a cidadania dos munícipes. Três das seis escolas de samba da cidade escolheram enredos que vao homenagear personalidades e a história do município. O próprio prefeito de Sao Caetano, Luiz Tortorello, que captou junto à iniciativa privada R$ 25 mil de subvençao para cada agremiaçao organizar sua festa, será a estrela da escola de samba Uniao da Ilha da Prosperidade, terceira colocada no Carnaval do ano passado.

Segundo a presidente da escola, Cleusa Maria Araújo Martins, o enredo Eta Menino Que Vai Longe... E Foi vai contar toda a história da vida do prefeito, pesquisada pelos carnavalescos com ajuda de dois filhos de Tortorello. "Cada ala vai contar particularidades do prefeito, como seu gosto pela pesca, a culinária, a vida na roça e as festas de peao. Vamos enfocar também a vida de magistrado, de homem público e de pai de família." Cleusa disse que o prefeito confirmou presença e deverá cruzar a passarela do samba em cima do último dos três carros alegóricos da escola.

Sao Caetano Brasil - Educaçao 2000 é o tema da Acadêmicos de Vila Gerty, vice-campea do ano passado, que vai destacar, segundo o presidente da escola, Amauri Lúcio, a importância do projeto educacional hoje desenvolvido em Sao Caetano. "Temos duas novidades neste ano. A primeira sao as fantasias, que foram confeccionadas no Casarao das Artes, no Rio de Janeiro, o mesmo local onde sao feitas as fantasias das escolas cariocas Viradouro e Beija-Flor. A segunda novidade é a bateria, que vai executar uma coreografia em plena avenida Goiás."

A escola Império da Vila Paula vai destacar neste ano a história e a importância da instalaçao da GM (General Motors) no município. Com o enredo Hoje a Festa É Sua: GM, 75 Anos no Coraçao de Sao Caetano, o presidente da escola, Paulo Pinheiro, espera levar à avenida o Carnaval mais produzido e sincronizado da cidade e repetir a liderança do ano passado. "Nao estamos revelando muitos detalhes, só queremos o bicampeonato."

Com assuntos além dos limites do município, as escolas Estaçao Primeira do Tamoio, Jeito Sereno e Tradiçao da Ponte (esta, pela primeira vez no páreo) também prepararam surpresas para o público. A primeira, com o samba-enredo Nas Ondas do Curumim Azul, vai levar à avenida uma lenda indígena sobre a formaçao do mar. A escola Jeito Sereno, com o enredo Um Olhar Viajante em Busca de Novos Horizontes, vai relatar a História do Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. A escola Tradiçao da Ponte, cujo tema será A Tradiçao do Azul e Branco, vai homenagear sua história e de outras três escolas de samba que sao representadas pelas cores azul e branca: Portela e Vila Isabel, do Rio; e Nenê de Vila Matilde, de Sao Paulo. Na Tradiçao da Ponte, um dos destaques será a ala de Noel Rosa, artista que nunca escondeu sua adoraçao pela escola Vila Isabel.

A festa em Sao Caetano começa no próximo sábado, dia 19, com a eleiçao da corte do Carnaval da cidade, que será realizada às 20h, no ginásio do Sao Caetano Esporte Clube. Os interessados em concorrer podem se inscrever até as 11h de segunda-feira, na Casinha do Pé (rua Carlos de Campos, 115, casa 1, Centro). Mais informaçoes: 4226-7494 ou 4227-6621.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;