Cultura & Lazer Titulo
Peter Greenaway quer se dedicar a novas formas de expressao
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 13:04
Compartilhar notícia


O cineasta britânico Peter Greenaway, cujo mais recente filme, 8 1/2 Women, foi apresentado no Festival de Cannes, deseja encerrar o capítulo cinema de sua carreira para se dedicar a novas formas de expressao artística, como o CD Rom e a Internet.

``O cinema é uma arte do passado, que já nao corresponde aos modos de expressao contemporâneos', declarou o diretor de Afogando em números e A barriga do arquiteto.

``8 1/2 Women será meu último filme clásico', precisou o cineasta. Seu próximo projeto, intitulado The Tulse Space Luper Suitcase, será um conjunto de quatro filmes em forma de dois CD Roms e dois DVDs, com difusao pela Internet e em forma de série televisiva de semanal de 52 capítulos. Além disos, o filme será rodado em 20 idiomas diferentes.

As filmagens, que começam em outubro, durará três anos, acrescentou o diretor, que atualmente está fazendo a escolha do elenco.

O primeiro dos quatro episódios desta obra será apresentado em agosto do ano 2000, na Mostra de Veneza.

Aos 57 anos de idade, Peter Greenaway filmou seu primeiro curta-metragem quando tinha 23 anos. Em 1982, fez seu primeiro longa, ``The Draughtsman's Contract', seu maior êxito comercial.

Além de seu trabalho de cineasta, realizou desde 1991 várias exposiçoes e colocou em cena várias óperas (entre elas, Cristóvao Colombo, de Darius Milhaud e Paul Claudel, em Berlim, no final de 1998).

8 1/2 Women, que ele define como uma ``comédia lacônica', é uma espécie de homenagem ao Oito e meio de Fellini e descreve ``oito arquétipos e meio' dos fantasmas sexuais masculinos: a mulher oriental, a freira, a mulher viril, a mulher grávida, a empregada doméstica, a ``puta com coraçao de ouro', a mae, Lady Godiva e a mulher deficiente física (no caso, a ``meia mulher' do título).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;