Setecidades Titulo
Abraço pede mais respeito ao idoso em Santo André
Bruna Gonçalves
15/06/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André promove hoje, às 11h, abraço simbólico em torno do Fórum, na Praça 4º Centenário, no Centro, para pedir respeito à terceira idade, na data em que é celebrado o Dia de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de combater os atos de violência contra o idoso, além da defesa ao cumprimento do Estatuto do Idoso.

A assessora de política da pessoa idosa do departamento de humanidade da Secretaria de Governo, Bernadete Mabel Rodrigues, espera que cerca de 300 idosos compareçam no evento, que começa às 9h com aferição de pressão arterial e glicemia, em frente à Prefeitura, o Fórum e a Câmara.

"Queremos despertar a atenção dos andreenses para esse dia", disse ela.

Amanhã, às 14h30, acontece palestra sobre câncer de mama no Salão Burle Max, na Praça 4º Centenário, no 9º andar do prédio da administração.

Em São Caetano, às 14h, será realizada palestra sobre combate à violência contra o idoso no Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade João Nicolau Braido (Rua Humberto de Campos, 600, São José). No local haverá exposição de trabalhos com o tema.

 

ATENDIMENTOS

Neste ano, foram atendidas 460 pessoas nas delegacias de Proteção ao Idoso de São Bernardo, no Jardim do Mar, que atende São Caetano, e de Santo André, na Vila Gilda, que inclui Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Destes, 186 casos se tornaram procedimentos criminais. No ano passado, foram 948, sendo que 409 viraram inquéritos. A Delegacia de Diadema não retornou até o fechamento desta edição.

O delegado de Santo André, João Baptista Lemos dos Santos, considera esse tipo de delegacia um avanço. Em média, passam por semana 40 pessoas. "Embora parte dos casos requeira apenas orientações, ainda precisa divulgar melhor o serviço, que tem um atendimento especializado para esse público."

As principais ocorrências são ligadas a maus-tratos e a pessoas que se apropriam de forma indevida do cartão de banco do idoso. "Além disso, é comum receber casos de abandono, ofensas e perturbação", afirmou o delegado de São Bernardo, Gilberto Peranovich.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;