Setecidades Titulo Transportes
Paço convida 26 empresas para contratação emergencial

SATrans diz que prazos serão cumpridos, mas não revela nome de participantes do processo

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


A exatos oito dias para o encerramento das atividades da Expresso Guarará, no dia 7 de outubro, a Prefeitura de Santo André declarou já ter convidado até ontem 26 empresas para participarem do processo de contratação emergencial que irá selecionar nova concessionária para operar 15 linhas que circulam na região da Vila Luzita. Embora afirme que cumprirá todos os prazos necessários para garantir o pleno funcionamento do serviço, a SATrans, autarquia que administra o transporte municipal da cidade, mais uma vez negou citar os nomes das interessadas na concorrência.

Anunciado nesta semana, o processo de substituição da Guarará foi uma das alternativas encontradas pelo Paço para garantir o pleno funcionamento do transporte municipal da cidade.
Segundo o Paço, a expectativa é a de que até segunda-feira todas as empresas encaminhem suas propostas para análise da SATrans. A vencedora da contratação emergencial, que deverá iniciar sua operação já no dia 8, irá assinar um contrato com duração de até 180 dias.

Após o Diário denunciar conduta omissa do Paço perante o encerramento das atividades da Expresso Guarará, a Prefeitura informou que a partir de hoje irá divulgar comunicado dentro dos ônibus municipais informando a população sobre o assunto.

Embora afirme que está “preocupada e solidária com a situação dos trabalhadores” da Guarará, a SATrans, junto do Paço, ainda não tem uma solução para os impasses que funcionários da empresa têm encontrado. A categoria afirma que até o momento nenhum representante da empresa garantiu o pagamento dos direitos trabalhistas.

“Nosso objetivo é que a nova empresa contrate os funcionários. Vamos lutar por isso para garantir que ninguém seja prejudicado com tudo isso”, relata o diretor do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), José Souza Araújo Neto, o Califa.

TÉRMINO

A partir de meia-noite de hoje, a Viação São José encerrará suas atividades nas três linhas intermunicipais que opera na região (043, 043BI e 194). A empresa é comandada pelos mesmos gestores da Expresso Guarará.

As linhas que fazem a ligação entre Santo André e São Caetano serão operadas a partir de amanhã pela Trans Bus em caráter emergencial. A medida foi uma solução encontrada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para manter os serviços na área.

Segundo o sindicato, os funcionários foram orientados a ficar na garagem até o dia 7 aguardando uma solução para seus impasses trabalhistas. Até lá, eles irão atuar como reserva caso ocorra algum imprevisto na nova operação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;