Cultura & Lazer Titulo
Corel e MS entram na guerra dos slides
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
19/03/2001 | 17:26
Compartilhar notícia


Enquanto o Microsoft PowerPoint domina o mercado de softwares de apresentação, outros programas oferecem ferramentas interessantes para os usuários desse tipo de aplicativo. O principal é o Corel Presentations 9, integrante do pacote WordPerfect Office 2000.

O destaque do software em relação ao seu principal concorrente são as ferramentas de edição – que, talvez devido à tradição da Corel em programas gráficos, são mais sofisticadas do que as soluções do PowerPoint. O Presentations 9 também aposta no gerenciamento de bibliotecas e recursos para tratamento de bitmap mais elaborados.

Em relação às apresentações, os programas da Corel e Microsoft quase não se diferem na estrutura. Ambos oferecem modelos prontos, com estilo e conteúdo para categorias variadas de palestras. O aplicativo da empresa de Bill Gates, no entanto, leva vantagem ao oferecer mais opções de slides e possuir comandos mais simples. Pensando nisso, a Corel elaborou um tópico de ajuda para que os usuários possam se familiarizar com os comandos do Presentations 9, o que requer um pouco de paciência.

O programa da Corel dispõe de três modos de visualização: edição de slide, edição de texto em tópicos e ordenação das telas. No primeiro modo – apresentado em tela cheia –, existem itens para seleção de três camadas (aparência, layout e conteúdo) a serem editadas. A mais recente versão do software permite também a visualização da aplicação de fontes, cores e efeitos ilustrativos, antes mesmo de efetivá-los, característica não encontrada no PowerPoint.

Quanto à edição de imagens, o software da Corel traz recursos de ajuste de contraste e brilho de fotografias, além da aplicação de efeitos semelhantes aos encontrados em programas como o PhotoPaint.

Na criação de desenhos em 3D, o aplicativo da Corel possui o TextArt e módulo para elaboração de textos tridimensionais com efeitos artísticos. As opções para inserir e editar tabelas de dados, por sua vez, é pior do que as encontradas no PowerPoint. Além disso, a aplicação de caixas de textos em desenhos não é automática, como a do concorrente.

Por meio de um recurso chamado Scrapbook, o Presentations 9 permite que os usuários organizem suas bibliotecas de desenhos e dados mais facilmente do que no software da Microsoft. A partir do Scrapbook, é possível arrastar imagens de multimídia para qualquer aplicativo Corel.

Como o PowerPoint tornou-se o software padrão de apresentações, os outros programas apresentam ferramentas diferenciadas de gravação e distribuição. No Presentations 9 é possível gravar um arquivo executável que pode ser reproduzido em qualquer computador com Windows, sem a necessidade de um editor de apresentações. O software também permite a importação de dados do PowerPoint.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;