Setecidades Titulo
Com 90km/h, cai número de acidentes na via Anchieta
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
14/04/2009 | 07:24
Compartilhar notícia


A redução de velocidade nas marginais da Via Anchieta fizeram com que a quantidade de acidentes na rodovia caísse 32,4% neste primeiro ano de vigência. Entre abril do ano passado e março deste ano, a via teve 562 colisões, ante 832 registradas no mesmo período do ano anterior.

A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, passou de 110 km/h para 90 km/h o limite de velocidade nas marginais. Com a medida, o número de feridos caiu em 55,9%, passando de 286 casos para 126 nos 12 meses seguintes à mudança.

A redução dos casos de vítimas fatais foi de 55,5%, passando de nove mortes entre abril 2007 e março de 2008 para quatro casos.

A urbanização dos bairros próximos à rodovia levou a Ecovias a readequar o limite de velocidade nos trechos das marginais, para assim reduzir a quantidade de acidentes no local.

No trecho de 14 quilômetros da marginal Sul, existem 16 interferências com entradas e saídas para bairros e outras 13 na pista Norte.

Sinalização - Para chamar ainda mais a atenção dos motoristas sobre a redução de velocidade, 120 placas foram substituídas. Também foram colocadas placas que possuem mais refletividade e letras maiores nas passarelas e viadutos.

O coordenador de planejamento da Ecovias, Fábio Ortega, não soube dizer de quanto foi o aumento na arrecadação com as multas emitidas no período. Ele argumentou que o controle das multas é de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo).

Ortega afirmou que a Ecovias implementará entre os Kms 11 e 15, dois novos pontos de radares móveis. "Constatamos que nesses locais tem havido muitos acidentes nesse trecho, pois também está próximo de uma área urbana", concluiu Ortega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;