Setecidades Titulo
Tradição, Ocara e Vila Alice se destacam
Fabiana Chiachiri e Juliana Ravelli
Do Diário
24/02/2009 | 07:45
Compartilhar notícia


A disputa será acirrada em Santo André. As escolas de samba do Grupo A, que desfilaram entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem, mostraram luxo e inovação, resultado de investimento conquistado por meio de patrocínios. Entre as favoritas ao título, Tradição de Ouro, Ocara Clube e Mocidade Fantástica de Vila Alice.

A Tradição de Ouro foi a primeira a entrar na Avenida Firestone, no bairro Casa Branca, e cantou o lazer e a diversão. O cuidado com a montagem dos carros alegóricos pode ser notado logo no abre-alas, que além de muita cor e beleza, produzia bolhas de sabão.

A caprichada comissão de frente, composta por nove integrantes, homenageou o circo. Minutos após o encerramento da apresentação, a Tradição ainda comemorava a boa passagem, fazendo a alegria de centenas de pessoas que não tinham entrado no sambódromo.

A segunda escola a desfilar, a Mocidade Independente Cidade São Jorge, levantou as cerca de 10 mil pessoas que estavam na arquibancada. O cinquentenário do Diário foi mostrado em um samba que fez até o público tirar o pé do chão.

No carro abre-alas, os diretores Evenson Robles Dotto e Maury de Campos Dotto representavam os fundadores do jornal. "A experiência foi maravilhosa. Não é à toa que aqueles que gostam de Carnaval se emocionam ao entrar na avenida", disse Maury no fim do desfile.

O Ocara Clube iniciou sua apresentação em grande estilo. Durante a apresentação, o abre-alas soltava milhares de pequenos papéis laminados em azul e prata, encantando a plateia.

Uma lenda egípcia antiga sobre uma pedra azul serviu de inspiração para o enredo da agremiação. A cor, que também é a oficial da escola, foi vista em quase todas as alas. O samba também estava na ponta da língua dos cerca de 450 integrantes.

Já passava da 0h30 quando a Mocidade Fantástica de Vila Alice entrou na passarela. A saga cigana, desde a saída do baixo Egito até a chegada ao Brasil, foi o tema escolhido pela escola.

A comissão de frente fez uma bela evolução e anunciou o que o público veria em seguida. A águia, símbolo da escola, veio com efeitos especiais no abre-alas.

Todas as fantasias tiveram cuidado especial, mas a ala das baianas chamou a atenção. Nas cabeças elas levavam uma bela peruca dourada.

Campeã de 2008, a Seci foi a penúltima escola a entrar na avenida com o enredo sobre o povo Inca. A comissão de frente, uma das mais bem caracterizadas, representou os guardiões do ouro. Uma alegoria ajudou os integrantes a encenarem a lenda sobre o banho de pessoas com metal. O abre-alas soltava papéis laminados prata e dourado. A famosa bateria da agremiação fez sucesso e agitou a arquibancada.

Para fechar o desfile de Santo André, a Lírios de Ouro homenageou Belém, a capital do Pará. A comissão de frente, com belas fantasias e uma coreografia perfeita, representou muito bem os tupinambás.

O abre-alas, com seis destaques, estava luxuoso. As esculturas gigantes mostravam um pouco das lendas do Estado.

A apuração, que definirá a campeã do Carnaval 2009, acontece amanhã, a partir das 14h, no 41º Batalhão da Polícia Militar (Rua Curuzu, 5, Jardim Stela).

 

Destaques - O Ocara Clube teve a participação de duas turistas francesas. Alima Nessili e a amiga Magali Philippe, que têm parentes em Santo André, estão em férias no Brasil e se inscreveram para sair na escola. As duas desfilaram na ala que retratava a Idade Média.

- Os artistas circenses Nelson Torres e César Augusto, o Guga, ficaram mais de uma hora e meia em cima de pernas de pau. Eles acompanharam o carro abre-alas da Tradição de Ouro.

- Os seis meses de gravidez não impediram que a passista Meliane Teixeira, da Mocidade Fantástica de Vila Alice, sambasse sobre um salto de 10 centímetros durante os 50 minutos que a agremiação percorreu o sambódromo. Há 18 anos ela sai na escola e, neste ano, não seria diferente.

- Uma integrante da ala das baianas da Mocidade Independente Cidade São Jorge não aguentou o peso da fantasia e passou mal no fim do desfile. Margarete Araújo não suportou o calor e saiu carregada por um dos componentes da harmonia. Por sorte, a ala já havia passado em frente à comissão julgadora.

- O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), que havia permanecido na avenida por apenas duas horas na noite de sábado, nem apareceu no último dia dos desfiles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;