Economia Titulo
Economia argentina terá retraçao de 2% em 99
Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 17:09
Compartilhar notícia


O Governo da Argentina reconheceu pela primeira vez que o país enfrenta um processo de recessao e que a economia terá uma retraçao de até 2% neste ano. ``A verdade é que nao previmos a envergadura dos problemas que ocorreram no Brasil', disse o ministro de Economia, Roque Fernández, em entrevista ao jornal Clarin.

Segundo ele, a crise brasileira obrigará a Argentina a renegociar o acordo com o FMI. Para isso, o Governo terá que cortar gastos públicos e o seu Ministério estuda uma maneira de eliminar programas sem abaixar salários.

Uma comissao do Fundo visitará a Argentina em 5 de abril para supervisionar as contas públicas. O Governo mantém a o compromisso de nao ultrapassar um déficit U$ 2,9 milhoes neste ano, mas precisará renegociar a meta fiscal.

É a primeira vez que o Governo admite um quadro de recessao no país. No fim de 98, Fernández assegurou que o PIB argentino cresceria 4,8% em 99 e no início deste ano reviu a estimativa para 2,5%.

Segundo o ministro, no segundo trimestre do ano, ``talvez em maio', a situaçao comece a melhorar. Ele prevê, no entanto, uma recuperaçao rápida. ' Essa crise vai ser muito mais curta do que a que padecemos pelo efeito Tequila em 95, após a desvalorizaçao da moeda mexicana', acredita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;