Setecidades Titulo
Índios da Billings terão mais terras
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
16/03/2007 | 22:32
Compartilhar notícia


A construção do trecho Sul do Rodoanel dará às tribos indígenas que vivem em torno da represa Billings mais 100 hectares de terra. Hoje, cada tribo tem 30 hectares. A doação é uma compensação dada pelo Estado por causa da obra, que está a poucos quilômetros da tribo e deve alterar os hábitos dos indígenas.

Krucutus e Barragem têm juntas cerca de 800 índios. Em ritmo de crescimento, cada família chega a ter dez filhos. O remarcamento de terras era negociado há muito tempo pelos índios.

Na represa, poucos ainda se arriscam a nadar nas águas da Billings. “Vim de uma tribo do Paraná, onde eu não tinha medo. Mas de nadar aqui na represa eu tenho porque tem muito lixo”, explica a índia Márcia de Franque.

Quem ainda se diverte na represa são as crianças. “Até a pesca acabou porque os peixes se foram. Apesar de ganharmos as terras, temos medo dos impactos que o Rodoanel pode trazer”, conta o cacique Manuel Werá.

Sem condições de manter tradições como a caça e a colheita, a tribo sobrevive do programa Renda Mínima e da venda de artesanatos. Um Ceci, espécie de CEU (Centro Educacional Unificado) para índios, emprega a outra parte da tribo. No final do ano passado, eles descobriram uma nova atividade lucrativa: catar latinhas nas margens da represa.

“Ficamos impressionados com a quantidade de sacos que conseguimos tirar da Billings. Eram montes de mais de dois metros”, contou o coordenador do projeto índios na cidade, da Ong Opção Brasil, Marcos Aguiar. (Supervisão de Artur Rodrigues)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;