Setecidades Titulo
Projeto Tietê promete melhorar serviço de esgoto
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
04/09/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Coletar 90% do esgoto e tratar 95% deste total. Essa é a meta que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pretende alcançar em São Bernardo dentro de oito anos.

Para atingir o índice, a companhia prevê a realização de 27 obras de saneamento. Hoje só 78% do esgoto é coletado e 27% desses dejetos são tratados.

As intervenções fazem parte da terceira etapa do Projeto Tietê, que prevê investimentos de US$ 1,05 bilhão.

Parte da verba, US$ 600 milhões, virão de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O acordo foi celebrado ontem, nos Estados Unidos.

Em Ribeirão Pires, a meta é ampliar a coleta de esgoto dos atuais 62% para 75% em 2018.

A taxa de tratamento no município deverá saltar de 70% para 100%.

Em Rio Grande da Serra, a coleta vai subir de 31% para 70% e, o tratamento, crescerá de 85% para 100%.

Segundo o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, as mudanças irão promover melhorias nos índices de saúde e no meio ambiente.

"Há um déficit atual de saneamento básico. As obras são essenciais para a região, pois a maioria dos municípios tem grandes áreas de manancial", afirmou. (colaborou Michelly Cyrillo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;