Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Trabalhos freelancers tendem a aumentar
Cíntia Bortotto
26/09/2016 | 07:29
Compartilhar notícia


Uma tendência de mercado tem sido o aumento da relação das empresas com trabalhadores freelancers. Em uma época de crise como a que estamos vivendo, as empresas tendem a cortar custos fixos e trabalhar mais com custos pontuais, à medida em que precisam de certo tipo de trabalho. Elas tomam mais serviço e contratam menos mão de obra fixa. E os tipos de serviço são inúmeros: a execução de um site, a elaboração de material gráfico, a confecção de texto quando não se trata de um core business, serviços jurídicos e muitos outros.

Em geral, este tipo de contratação funciona muito bem por indicação. As pessoas utilizam serviços de autônomos e recomendam. Isso é bem mais comum do que recrutamento. Uma outra fonte de consulta que tende a ajudar é a internet. Pessoas que têm sites e investem na divulgação de portfólio têm vantagem competitiva. Por isso, ter um website bacana é cada vez mais importante.

Checar as referências ajuda quem contrata a se sentir mais seguro. Peça para ver o trabalho que já foi feito. No caso da internet, solicite um portfólio ou fale com alguém que já utilizou o serviço e que possa referenciá-lo.

E uma dica importante na hora de escolher o candidato: saiba o que você quer. Que tipo de comportamento ele deve ter? Que tipo de serviço ele precisa lhe entregar? Qual a velocidade de entrega? Investigue em seu processo seletivo. Cheque exemplos na entrevista e pergunte prazos para saber o que é rápido para ele, se é o mesmo que é rápido para você. A mesma coisa com respeito à qualidade. É fundamental que você saiba se ele já entregou o que você quer em outros lugares.

O contrato comercial com este tipo de profissional pode ser feito de várias maneiras. Pode-se acordar um valor por um determinado serviço e é preciso deixar muito claros os entregáveis. Pode-se pagar também um percentual do ganho estabelecido, por exemplo, de uma causa ganha no caso de serviços jurídicos. As cláusulas devem estar muito claras do que deve ser feito e precisam traduzir o que você quer, em algo que o fornecedor possa lhe entregar e que você possa medir. Com isso benfeito, a tendência é a de que não se tenha problemas.

Hoje em dia, tenho percebido que muitas pessoas preferem trabalhar como freelancers. Isso dá mais flexibilidade de horário. A pessoa fica comprometida com um serviço e com o resultado, e não com um horário. Fomentar esse mercado em que se paga um autônomo da forma mais correta possível pode ajudar a economia a se levantar, porque temos muita gente que pode e que gostaria de trabalhar como um freelancer. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;