Fechar
Publicidade

Sábado, 21 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Brotas: radicalmente doce

Marcela Munhoz/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Quem não quer só se arriscar e deseja também relaxar em meio à natureza pode colocar Brotas no roteiro


Marcela Munhoz
Enviada à Brotas

22/09/2016 | 07:00


 Nada como um segundo olhar, conselho que serve para tudo nesta vida. Coloque na lista rever conceitos quando sentar para fazer o planejamento da próxima viagem. Se o rótulo ‘esportes de aventura’ for a única lembrança quando pensar em Brotas, está na hora de dedicar um segundo olhar a esta cidade do Interior paulista. Ela não deixou de oferecer a chance de elevar a adrenalina até o último nível com rapel, rafting e tirolesa, mas o destino também pode ser boa opção para quem quer passar um fim de semana com os pés para cima e regado a muito romance.

Tanto é assim que um novo apelido para o local – a pouco mais de 220 quilômetros de Santo André – não sai da boca dos brotenses: radicalmente doce. O mais famoso deles, o cantor Daniel, assina embaixo do novo conceito. “Indico os programas em família, especialmente. Além dos esportes radicais, existem pousadas maravilhosas com estrutura para crianças. Outro atrativo é a culinária, que é super-rica. Além disso, o Cine São José é espaço gostoso com muitas apresentações culturais. Participo da vida da cidade, então, para mim, é maravilhoso falar da minha terra”, declara o artista ao Diário.

E realmente visitar Brotas e seus ecoparques é dar de frente com casais e famílias inteiras. A maioria deles trabalha com o sistema day use (R$ 50 por pessoa, em média), com direito a usufruir da estrutura, como piscina, vestiários e visitar as cachoeiras. As atividades extras são cobradas à parte. Todos oferecem esportes radicais (com exceção dos de água, como rafting, boia-cross, duck radical, bote elite, que são contratados por meio de agências especializadas), mas também atividades tranquilas como cavalgada, trilha, piscinas naturais. O bacana de levar a família é que, apesar de exercitar as pernas nas trilhas, elas são equipadas com corrimões e calçadas. Dá para curtir com tranquilidade.

Impossível visitar a cidade, portanto, sem reservar um dia para ir ao Ecoparque Cassorova e outro, ao Recanto das Cachoeiras, para citar dois. O primeiro, com capacidade para receber 700 pessoas por dia, conta com duas quedas: a Cassorova, de 60 metros, e a dos Quatis, de 46 metros. Para os mais corajosos, a dica é chegar na primeira cachoeira fazendo duas tirolesas. A vista lá de cima é de tirar o folêgo. No Recanto, as quedas são menores, mas igualmente bonitas. A vista dos mirantes é digna para vários registros. Muitos ensaios de noivados e casamentos são realizados ali, inclusive.

Não tem melhor época para degustar: toda hora é hora
Passear na primavera e no verão é mais agradável, principalmente em destinos ‘molhados’ como Brotas. Mas também dá para se divertir no outono e inverno por lá. Nestas estações, pousadas, hotéis, resorts, bares e restaurantes investem fervorosamente na gastronomia.

Boa época para se jogar nos fondues, pratos especiais e degustação de cachaças e cervejas artesanais. Neste último item, beba a caipirinha de banana (de preferência acompanhada por porção de bolinho recheado com queijo coalho) do Brotas Bar, a de uvaia colhida na hora no Recanto das Cachoeiras e, como opção sem álcool, o suco de maracujá com acerola no Cassorova.

Quem gosta de cerveja vai querer levar para casa os tipos oferecidos pela HZB. Criada há seis anos, a cervejaria fica na cidade vizinha de São Pedro e pode ser visitada (Av. dos Imigrantes, 647). “Fabricamos as cervejas que nós gostamos de beber”, diz João Paulo Prado, do departamento comercial.

A cidade também promove festas de culinária. O Brotas Gourmet teve sua quinta edição no fim de agosto com o tema Da Feira Pra Mesa. Durante o evento, chefs, produtores e empresários locais criam receitas e as apresentam em um fim de semana. No último cardápio constaram pratos como tortelli de moranga, paella do campo e churros com sorvete de nata, por exemplo. Vale se programar para conhecer.

Chuva de energia positiva para abençoar
E se o objetivo é voltar para a cidade grande com a alma lavada, Brotas pode ser a solução. Além dos revigorantes banhos de cachoeira, uma pousada em especial oferece mais do que um local para se hospedar. Trata-se da Pousada das Nascentes, que funciona há 18 anos na região.

Ao entrar, o visitante se depara com uma recepção repleta de bibelôs e frases positivas penduradas nas paredes. Todos os quartos são temáticos e feitos, especialmente, para quem quer se “reconectar”. Palavra usada pela dona do negócio, Delma Gimenez, que pensou em tudo para receber bem, especialmente, os casais e famílias. Os animais de estimação também são bem-vindos. “Sempre fui a favor da natureza e de proporcionar momentos de paz e bem-estar que as pessoas procuram. Queremos que sintam a energia de luz que paira por aqui”, diz.

A Pousada das Nascentes vende pacotes especiais, inclusive para quem escolheu Brotas para passar a lua de mel. O clima romântico fica garantido com as banheiras de hidromassagem e ofurô cromoterápico. “Tudo foi feito para que o casal fique mais tempo junto, alinhe a vida e pense que rumo quer tomar. O objetivo é que ambos voltem a conversar, que troquem energia”, explica a proprietária. Já deu para perceber que, entre um passeio e outro, vale a pena trocar meio dedo de prosa com Delma. Ela é uma figura.

GUIA
COMO IR
Pelo Grande ABC dá para ir pelo Rodoanel e, então, pegar a Bandeirantes. A viagem dura três horas. Separe R$ 50 para os pedágios.

ONDE FICAR
>Pousada das Nascentes (www.pousadadasnascentes.com.br)
>Areia que Canta (www.areiaquecanta.com.br)

>Recanto dos Pássaros (www.brotasrecantodospassaros.com.br)

ECOPARQUES
>Recanto das Cachoeiras (www.recantodascachoeirasbrotas.com.br)
>Cassorova (www.cachoeiracassorova.com.br)

AGÊNCIAS ESPORTES RADICAIS
>Família EcoAção (www.ecoacao.com.br)
>Território Selvagem Canoar (www.territorioselvagem.com.br)

CONHEÇA TAMBÉM
>Casa da Cachaça (www.casadacachacabrotas.com.br)
>Brotas Zen Restaurante (www.brotaszen.com.br)

 

A jornalista viajou a convite da Pontual Comunicação Assessoria e brotasonline



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;