Memória Titulo Literatura
O fado da Lisboeta da gema na São Paulo da garoa
Ademir Medici
15/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Tem a música o poder

de tornar o homem feliz;

nem há quem saiba dizer

tanto quanto ela nos diz.

António Aleixo (1899-1949)

 

 

Entre 2013 e 2015, Thais Matarazzo lançou três livros sobre o fado. Um complementando o outro. No geral, "registrando e perpetuando a memória de artistas que, com sua arte, enriqueceram o panorama musical luso-brasileiro", conforme assinala, em prefácio, Sonia Maria de Freitas, doutora em História Social pela USP, no prefácio do volume "Fado no Brasil, artistas & memória" (São Paulo: ABR Editora, 2013).

David Ferreira provoca, no prefácio de "O fado que cantei e outras canções "(São Paulo: Editora Matarazzo, 2015): "talvez um próximo livro nos conte como Amália (Rodrigues) transformou a "Mãe Preta", do brasileiro Caco Velho, num êxito mundial chamado "Barco Negro".

E veio o "próximo livro", "O fado nas noites paulistanas" (São Paulo: Editora Matarazzo, 2015). No prefácio, a socióloga Rosilda Portas destaca a autora: "Thais Matarazzo abre caminhos, transmite sentimentos, cria memórias, deixa uma trilha marcada inserida no tempo e no espaço".

Êta agitadora cultural essa Thais...

 

PÍLULAS E AGITOS

Thais (re)descobre preciosidades, como os versos do poeta Luiz de Campos. Ele idealizou e fundou a Adega Lisboa Antiga, no Centro de São Paulo. E escreveu:

 

Se a São Paulo fores um dia

Se sentires a nostalgia

Da tua terra natal...

Vai ver a Lisboa Antiga

Vai ouvir uma cantiga

Pra recordar Portugal.

 

Não, não é propagada da adega. É um registro histórico, já que a "Lisboa Antiga", nascida nos anos 50, sobreviveu até os 80, para fechar as portas em 1990. Mas as fotos dos artistas que por lá passaram estão num dos três livros da Thais sobre o tema. Entre eles, Mimi Varella, hoje radicada em Santo André - andreense há muitos anos.

Chico Alves cantou fado. Francisco Egydio também. E a impressão que fica é que, a cada livro lançado, novos artistas foram se apresentando. Thais registrando para o próximo livro. Quando virá o quarto Fado?

O mapa está errado

Isto assim não está certo

Brasil e Portugal

Não estão longe, estão perto.

De Manoel Paião e Eduardo Damas.

 

Não posso ouvir um fado sem cantar

E não domino em mim

a febre de o cantar

Mas dá-me um beijo seu fremente

Verás que fico assim, calada eternamente.

De Frederico de Freitas e Silva Tavares, sucesso de Amália Rodrigues.

EM TEMPO

Thais Matarazzo escreveu também um livro sobre Irene Coelho, cantora que teve programas com a temática luso-brasileira em varias estações de rádio, inclusive no Grande ABC. Forma-se, assim, o quadrilátero fadista.

 

Diário há 30 anos...
Domingo, 14 de setembro de 2016 - ano 29, edição 6238

ECONOMIA - Faltam caminhões, madeira e couro na era pós-cruzado. Reportagem: Marli Romanini.

SANTO ANDRÉ - Governador Franco Montoro oficializa a desapropriação do Centreville.

RIBEIRÃO PIRES - Área de dois mil metros quadrados, protegida por lei, é desmatada na Estrada SP-31, na altura do Viaduto Eugênio Roncon.

 

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 15 de setembro de 1966 - ano 9, edição 436-a

MANCHETE - Estudantes da FEI, em assembleia, discutem o Congresso da União Estadual de Estudantes (UEE).

 

Hoje
Dia da Musicoterapia e do Musicoterapeuta.

Dia do Cliente

 

Santos do Dia
A devoção a Nossa Senhora das Dores, ou "Madonna Addolorata", em italiano, é muito antiga. Evoca o sofrimento de Maria quando do flagelo e morte do seu filho Jesus.

 

Catarina de Gênova

Nicomedes

 

Em 15 de setembro de...

1916 - Entram em conflito os trabalhadores da firma Godinho & Carvalho, nas imediações da Estação de Santo André. A turma ali realiza trabalho de derrubadas de matas.

No conflito é morto a facadas Elias Pereira, solteiro, 23 anos. A autoria do assassinato é atribuída a José Francisco Anastácio.

A vítima foi autopsiada pelo Dr. José Líbero, segundo o qual a morte deveu-se a uma hemorragia interna. A facada atingiu o coração de Elias Pereira.

A guerra. Tanque de guerra é usado pela primeira vez como arma no campo de batalha em um ataque britânico aos alemães.

1961 - Segunda fase da campanha contra a poliomielite iniciada na região; na primeira fase, 28 mil crianças foram vacinadas.

1966 - Instalada a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Santo André.

1976 - Prefeitura de Santo André fecha a indústria de móveis de fibra de vidro Induglass, no Jardim Bom Pastor, por problemas de poluição.

 

Municípios Paulistas
São vários os municípios que celebram aniversários hoje, reportando-se ao dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira das cidades: Avaré, Euclides da Cunha, General Salgado, Guará e Limeira.

Limeira surge em torno da capela de Nossa Senhora das Dores de Tatuibi, construída em 1824, sendo elevado a município em 1842, quando se separa de Piracicaba.

Avaré formou-se em torno de uma capela erigida em 1861. Foi elevado a município em 1875, quando se separou de Botucatu. Nome anterior: Vila do Rio Novo. Avaré significa "Rio do Padre" (abaré = padre; y = rio). No lugar da primitiva capela está hoje o Santuário de Nossa Senhora das Dores.

Guará. Elevado a município em 1925, quando se separa de Ituverava, na região de Franca.

General Salgado já se chamou Palmira (nome da filha do fundador, o coronel Antonino José de Carvalho) e Sebastianópolis. Tornou-se município em 1945, ao se separar de Monte Aprazível.

Euclides da Cunha Paulista é município desde 1990, quando se separou de Teodoro Sampaio.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 15 de setembro: no Ceará, Baixio, Itaiçaba, Orós e Umari; no Mato Grosso, Barra do Garças; no Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu; no Espírito Santo, Ibitirama; no Paraná, Jaguariaíva e Ponta Grossa; em Goiás, Orizona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;