Setecidades Titulo
Centro concentra mais
furto e roubo de carro
André Vieira
Elaine Granconato
29/06/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


As regiões centrais de Diadema e São Bernardo lideram as estatísticas de furtos e roubos de veículos. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram que os 1° Distritos Policiais das duas cidades são os que mais registraram esse tipo de ocorrência em 2011.

De janeiro a junho, a delegacia de Diadema contabilizou 667 boletins, enquanto o distrito de São Bernardo notificou 604. Segundo a Polícia Civil, as duas áreas têm em comum a intensa circulação de veículos e pessoas por conta da concentração de comércios e serviços, atrativo para criminosos.

Delegado titular do 1° DP de Diadema, Jorge Layre Guerreiro Filho afirmou que tem combatido os crimes com o mapeamento dos locais onde há maior incidência e fazendo rondas com a Polícia Militar.

"Os pontos críticos estão nas avenidas São José e Presidente Kennedy e Rua Manoel da Nóbrega. Hoje (ontem), por exemplo, estamos fazendo uma operação nessa região."

Na madrugada de ontem, a polícia de São Bernardo prendeu bando que fazia furtos e roubos. "É o resultado de investigação. Trabalhamos nesse sentido", disse o delegado seccional, Rafael Rabinovic.

A migração das práticas criminais também ajuda a explicar o número de casos. "Estamos prendendo mais por tráfico, e os criminosos podem estar optando pelo furto e roubo de veículos", disse Rabinovic.

HOMICÍDIOS
Com 11 casos registrados nos primeiros cinco meses do ano, o 6° DP de Santo André e o 3° DP de São Bernardo estão no topo do ranking.

Para a Polícia Civil, os dois distritos cobrem regiões que trazem dificuldades para o trabalho de segurança: bairros com grande extensão territorial e de carências sociais.

O 6° DP reúne cerca de 45% da área de Santo André, em locais como a Vila Luzita e os jardins do Estádio e Santo André, que registrou chacina em abril.

"O homicídio é um crime com raízes complexas. A prevenção está no combate ao tráfico, em coibir roubos, furtos e o porte ilegal de arma", exemplificou o delegado titular Marcos Alexandre Catani.

Já o 3° DP de São Bernardo, no Assunção, compreende região dividida pela Rodovia Anchieta. Durante a madrugada, atende em plantão a área que vai até a divisa com o Litoral, em bairros como Batistini, Alvarenga e Riacho Grande.

 

Polícia Militar prepara plano de ação para combater crimes

A Polícia Militar termina entre os dias 1° e 4 as análises das estatísticas criminais do Grande ABC para definir o plano de ação para combater os delitos.

Sobre homicídios e roubos e furtos de veículos, o comandante do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), que reúne as sete cidades, Roberval Ferreira França, adiantou que a corporação já traça estratégia.

Como a Polícia Civil, França entende que as áreas do 6° DP de Santo André, que corresponde à 2ª Cia do 41° Batalhão, e do 3° DP de São Bernardo, região da 4ª Cia do 6° Batalhão, têm semelhanças, pois são periféricas.

"Ainda assim, o serviço de inteligência precisa identificar como agem os criminosos em cada uma das cidades. Vamos responder mapeando os locais, intensificando a presença da polícia e combatendo o tráfico de drogas."

Embora tenham o mesmo resultado, ou seja, o cidadão tem o seu veículo levado pelo bandido, o comandante explicou que roubo e furto são práticas que precisam ser atacadas de forma distinta.

"O furto acontece quando o criminoso arromba o carro. Já o roubo ocorre com emprego de arma, geralmente quando a vítima está entrando ou saindo do veículo."

Segundo França, em Diadema, área da 1ª Cia do 24° Batalhão, a melhora da situação financeira faz com que mais pessoas comprem carros, mas muitas não têm onde guardar, deixando os veículos na rua.

Em São Bernardo, região da 1ª Cia do 6° Batalhão, o comandante disse que a proximidade com a Anchieta facilita a fuga dos bandidos.

 

Região registra 99 homicídios em 5 meses

De janeiro a maio, foram registrados 99 homicídios no Grande ABC, segundo levantamento estatístico da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Já entre agosto e dezembro de 2010, o número saltou para 150. Uma queda de 34%.

O contrário, porém, ocorreu nos crimes de furto e roubo de veículos. Nos primeiros cinco meses deste ano, 8.148 ocorrências foram registradas nos distritos policiais das sete cidades da região. Número inferior, 7.602, foi apontado entre agosto e dezembro do ano passado. Ou seja, aumento de 7,2%.

Alguns fenômenos sociais podem justificar a dança dos números, embora os períodos sejam diferentes para efeitos de comparação. Em janeiro, época de férias e de verão, a incidência natural é aumentar o número de furtos nas residências, muitas delas vazias.

Na região, o CPAM-6 (Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar) registrou várias ações da Força-Tarefa, operações periodicamente realizadas para combater a criminalidade, principalmente o roubo de veículos, ainda entrave para o comando. São Bernardo, entre janeiro e maio, liderou no registro de ocorrências 2.611, entre furtos (923) e roubos (1.688) de automóveis. Santo André, com 2.464, foi seguida de Diadema, 1.267, nos dois tipos de crime.

No item homicídio, São Caetano registrou um nesses primeiros cinco meses. Santo André e São Bernardo aparecem empatados, com 29 cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;