Setecidades Titulo
Obra de piscinão de S.Caetano está parada
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
29/02/2004 | 20:13
Compartilhar notícia


As obras de escavação do piscinão de São Caetano, realizadas pelo governo estadual ao longo da avenida Guido Aliberti, estão paradas há pelo menos um mês à espera da construção da nova pista da avenida que passará dentro do terreno do futuro Pólo Tecnológico no bairro Cerâmica, obra de responsabilidade da Prefeitura de São Caetano. De acordo com o diretor de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente, Júlio Marcucci Sobrinho, uma reunião na próxima quarta-feira definirá os últimos detalhes técnicos para a construção do novo trecho da avenida, que, segundo ele, deve ser finalizado em cem dias.

Segundo o secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, as obras pararam à espera da liberação do restante da via para ser escavada. “A obra ainda está com prazo de entrega para setembro e se atrasar para outubro não terá problemas, mas não podemos perder a oportunidade de utilizar esse reservatório no próximo período de chuvas, já que é um piscinão estratégico.”

A empreiteira contratada pelo Daee escavou os trechos entre as ruas Baraldi e São Paulo. Segundo Marcucci Sobrinho, ainda há obras a serem feitas pelo governo estadual nesse trecho. “Ainda é preciso terminar as escavações, fazer as contenções das torres e das margens e até a colocação de perfis metálicos nas margens”, disse o diretor.

De acordo com Marcucci Sobrinho, uma reunião com representantes do Daee está agendada para quarta-feira para definir em que níveis deve ficar a pista. “Até em razão da ponte da rua São Paulo, que será reconstruída, precisamos saber desses detalhes, mas em cem dias conseguiremos finalizar esse trecho. Nesse período, o governo estadual pode acabar os detalhes que faltam para o outro trecho do piscinão, que de qualquer forma será mesmo construído em duas etapas, mas o prazo de setembro será mantido sim”, garantiu.

O piscinão de São Caetano começou a ser construído em setembro do ano passado e tinha previsão de entrega para abril desse ano, mas o prazo foi prorrogado para setembro. Os primeiros problemas enfrentados para a construção do reservatório foram com o licenciamento ambiental que demorou mais de dois meses para ser concedido. Depois disso, em setembro o Daee (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica), órgão ligado à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, deu aviso de início das obras, que voltaram a parar há um mês.

Com custo de R$ 6,7 milhões, o piscinão terá capacidade de armazenamento de 235 mil m³ e ficará paralelo à avenida Guido Aliberti e ao ribeirão dos Meninos, entre a rua São Paulo e a avenida Almirante Dellamare e construído sob as torres de energia. O projeto inclui transportar a linha de transmissão de energia que está dentro do terreno para a avenida Guido Aliberti e ocupar um faixa de 30 m de terreno para o novo trecho da via, que será duplicada. O atual trecho da avenida, entre as ruas Barão de Mauá e São Paulo, será desviado para o terreno e o antigo trecho será escavado para o piscinão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;