Cultura & Lazer Titulo
Mestre Duchamp inspira
Adriana Feder
Especial para o Diário
04/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


A obra do francês Marcel Duchamp, ícone da arte contemporânea, desafiou os integrantes do Grupo Contempoarte, de São Paulo, a montar a exposição inédita "Revisitando Duchamp". A abertura será hoje às 19h30, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.

A mostra é resultado de intenso trabalho de 18 artistas, que durante seis meses, antes de colocarem a ‘mão na massa', pesquisaram e discutiram o processo criativo de Duchamp. A visitação, com entrada franca, segue até dia 27.

"Cada um escolheu uma obra e a recriou usando sua própria linguagem. A proposta foi dialogar com a produção de um dos artistas mais provocativos da história da arte", diz o orientador do grupo e curador da mostra Waldo Bravo.

O curador destaca como interessante o fato de que quem mais influencia a arte contemporânea hoje não é um artista dos nossos tempos, e sim alguém da primeira metade do século passado.

Entre os participantes da mostra está Paula Batista, de Santo André. Ela já realizou exposição individual na Casa do Olhar no ano passado. Seu trabalho, desta vez, foi baseado na teia de fios de barbante da exposição Primeiros Papéis no Surrealismo, do artista pesquisado.

"Peguei uma moldura de madeira e também fiz uma teia, mas com fios de aço no lugar dos barbantes. Suspendi três objetos pelos fios, um deles é uma roda em referência à famosa obra Roda de Bicicleta de Duchamp", explica.

Também participam Amaryllis Norcia, Carlos Miceli, Edith Popluhar, Eliane Gallo, Fabí Mello, Helena Falconi, Jaqueline Comazzi, Leila Lagonegro, Leilah Costa, Lúcia Rosa, Paula Jensen, Rossanna Jardim, Solange Lopes, Suzana Garcia, Suzanne Mabilde, Vicencia Gonsales e Zuleika Bisacchi.

No material de divulgação de Revisitando Duchamp, o antropólogo Antonio Carlos Fortis assina texto crítico sobre a exposição. "Seja evidenciando os significantes duchampeanos, seja contestando criticamente os possíveis significados dos seus enigmáticos signos, pensar visualmente Marcel Duchamp é tarefa compulsória para todo artista contemporâneo", diz um trecho.

Revisitando Duchamp Exposição. Abertura hoje, às 19h30. Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730. Visitação de terça a sábado, das 8h às 17h. Até dia 27. Entrada franca.

Quem foi?

Artista francês naturalizado norte-americano, Marcel Duchamp (1887-1968) é um dos precursores da arte conceitual e criador do ‘ready-made', isto é, o transporte de um elemento da vida cotidiana para o campo das artes.

O escultor expôs como arte, por exemplo, um simples mictório assinado, que foi enviado a uma exposição em Nova York e recusado pelo comitê de seleção. Entre outras famosas e irônicas obras, pode-se citar a roda de bicicleta sobre um banco e a reprodução da ‘Mona Lisa', de Leonardo Da Vinci, com um bigodinho.

O artista acreditava que a obra não deveria ter apenas valor estético, mas transmitir algum significado. Dessa forma, Duchamp revolucionou o conceito tradicional de arte, deixando importante legado para os movimentos artísticos, em especial o Dadaísmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;