Memória Titulo MEMÓRIA
O centenário do médico que descobriu o Grande ABC
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Os antigos da Philips se lembram do Dr. Nardini, médico da empresa, prestando atendimento aos funcionários.”
Memória, edição de 22-7-2005.
Hoje, 2 de setembro de 2016, é a data do centenário de nascimento do Dr. Radamés Nardini, nome perpetuado em hospital de Mauá cuja história mereceria um livro, de tantas idas e vindas registradas, mesmo nos dias presentes.

Mas Dr. Nardini tem uma história ainda mais envolvente que a deste segundo hospital que idealizou – e que não viu em funcionamento. No Grande ABC, desenvolveu uma atividade médica intensa. Atuou nos setores público e privado. Construiu hospitais. Trouxe o Sandu. Criou o Departamento de Assistência Médica e Social. Construiu o PS do Hospital Municipal de Santo André. E participou da articulação para a criação da Faculdade de Medicina do ABC.

A vinda para a região deu-se pela antiga São Paulo Railway, ou a Inglesa, ou a estrada de ferro de Santos a Jundiaí. Admitido como médico da companhia, ele descobre a linha São Caetano a Paranapiacaba. Estabeleceu-se em Santo André com consultório e atuando na Prefeitura. Abre consultório em Mauá. E chega a diretor médico de Santo André, cargo equivalente ao de secretário municipal.

Naquele tempo – 1947 – a Prefeitura de Santo André abrangia justamente esta linha que vai de São Caetano a Paranapiacaba, incluindo Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande (da Serra), Campo Grande.
Antes do Nardini, já nos anos 1960, construiu o Hospital e Maternidade Mauá, juntamente com os médicos Avrum Indec e Jefferson Gonzaga.
Assume a chefia dos serviços médicos e de saúde da Philips em Capuava.

CELEBRAÇÃO

Nesta sexta-feira, uma missa será celebrada, às 19h, na Matriz Imaculada Conceição, em Mauá, em louvor ao centenário de nascimento do Dr. Radamés Nardini. A missa será abrilhantada pelo Coro Imaculada Conceição, sob a regência do professor Valdemir Barbosa.

Linha do tempo

Dr. Nardini

Nascimento: 2-9-1916, em Jaú (São Paulo).

Medicina: formado médico clínico e cirurgião pela Universidade Federal do Paraná, em 1943.

Título: em 1964, declarado especialista em Medicina Preventiva pela Associação Médica Brasileira.

Mulher: Matilde Bertolli Nardini.

Filho: Antonio Carlos Nardini, professor universitário.

Falecimento: 23-5-1983.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 2 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6227

Manchete – Termina greve de ônibus na Capital
Motoristas do Grande ABC votaram pela continuidade do movimento, desconhecendo a decisão de São Paulo.

Esportes – Jogos Abertos do Interior em Rio Claro: sem surpresas, Santo André já é líder.

Polícia – Soldado da Rota assaltado e morto em Diadema.
Com mais seis casos no fim de semana, região totalizou 54 assassinatos durante o mês de agosto.

Em 2 de setembro de...

1916 – A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: a Bulgária declara guerra à Romênia.

1961 – O Congresso Nacional aprova a instituição do regime parlamentarista no Brasil.

1987 – Diário lança Memória. Começamos com uma coluna rodapé de página. O logotipo era uma velha máquina de escrever. A coluna foi crescendo, virou página diária. E não é que no ano que vem Memória completará 30 anos de publicação, só interrompida nas férias do repórter! Nossa atual editora, Natália Fernandjes, estava na pré-escola...

Memória tem duas origens: a série de suplementos Domingos, com a página Memória ali lançada em 1985.
A série A História dos Bairros, que persistiu entre 1976 e 1979. Nesta série, a cada matéria, recebíamos, semana seguinte, fotos do bairro focalizado no domingo.

Não havia como voltar ao mesmo tema novamente. Fomos guardando aquelas fotografias e mensagens dos leitores. Então surgiu a ideia do rodapé.

Como editor da Geral – hoje Setecidades – publiquei a primeira matéria, seguida da segunda, da terceira... Nosso editor-chefe, Fausto Polesi, não reclamou. Continuamos. Não paramos mais. Respiramos memória o dia inteiro. De noite também.

Curiosidade: a primeira Memória publicada fala dos profissionais de Saúde de Santo André, entre eles o Dr. Nardini, que nesta data completa 100 anos do seu nascimento.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Presidente Venceslau, criado em 2-9-1926, quando se separa de Presidente Prudente.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 2 de setembro:
Blumenau (Santa Catarina), Ladário (Mato Grosso do Sul), Leopoldo de Bulhões (Goiás) e Mara Rosa (Goiás).

Hoje

Dia Internacional do Livro Infantil

Dia do Repórter-Fotográfico

Dia do Florista

Os irmãos Toledo na Revolução de 32

Geraldo, Joaquim e Luiz participaram de combates em várias trincheiras durante a Revolução Constitucionalista. E a irmã mais velha, Gertrudes de Toledo, participou como voluntária na Cruz Vermelha de Ourinhos.

Os quatro eram filhos do professor e coronel Joaquim Norberto de Toledo e da professora Ambrosina Bonilha de Toledo. Os quatro irmãos Toledo nasceram em São Pedro (São Paulo). E suas biografias, de uma descendente, Maria Elena de Toledo Silveira Melo, estão no livro Para Sempre 32, lançado neste ano pela Editora Matarazzo.

Santos do Dia

Santa Ingrid era sueca. Fundou um mosteiro em Skanninge. Nele, e com outras jovens, dedicou-se às orações. Faleceu em 2-9-1282.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Bv. Apolinário Morel

João Francisco Burté

Bv. Severino Girauld. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;