Palavra do Leitor Titulo Artigo
O que fazer depois do impeachment...
Do Diário do Grande ABC
01/09/2016 | 09:36
Compartilhar notícia


Artigo

Consumado. Ao final de oito dias que sacudiram a vida nacional, chegamos ao fim do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Como manda a Constituição, o vice-presidente Michel Temer foi efetivado como mandatário do Nação e agora tem a responsabilidade de governar até o término do mandato, fixado para 31 de dezembro de 2018. Foi tempo difícil, no qual a luta política, levada ao extremo do salve-se quem puder, impossibilitou ações mais ousadas de combate à crise econômica que faz sofrer a população. Terminado esse penoso ritual, chegou a hora de cada um encarar suas responsabilidades e contribuir para recolocar o País nos eixos.

É importante entender que só o afastamento da presidente não resolve o problema nacional. É necessária a adoção de medidas austeras e criativas que recuperem a confiança dos investidores, reativem o mercado, a produção e a volta da prosperidade nacional. Os investidos nas funções de governo e as lideranças econômicas têm de cumprir suas missões e as instituições precisam funcionar garantindo o imperium do Estado.

Todos nós, brasileiros, precisamos compreender que, mesmo afastado o governo que não se sustentava, os problemas persistem e exigem muito esforço e dedicação daqueles cuja posição na sociedade e na vida pública atribuem o dever de equacioná-los. Governo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e sociedade civil, por seus órgãos e representações, têm o dever de buscar o porto seguro Brasil mergulhado na crise. Todos temos a obrigação de cultivar o império da lei e das boas práticas para reavivar o Brasil próspero e ideal para os brasileiros.

É momento que exige muito juízo. A prioridade tem de ser a recuperação nacional, o extirpar dos maus hábitos e a recuperação da credibilidade nacional. Não poderão prevalecer as teses extremistas ou desagregadoras da sociedade. Cada brasileiro tem de entender o novo tempo que começa a se viver e, na medida do possível, dar sua contribuição para sua consolidação para, depois, poder usufruir dos benefícios de Nação redirecionada para o progresso, o equilíbrio e a justiça social.

O presidente Michel Temer é apenas o comandante desse novo tempo, colocado no posto pelos mesmos votos que em 2014 para lá levaram a presidente hoje cassada. O governo está em suas mãos, mas a tarefa de salvar o Brasil é de todos os brasileiros, cada qual fazendo o melhor que puder, no seu devido lugar. Tudo o que se fizer fora dessa direção não passará de lesa-pátria e merecerá o repúdio e a mais severa e justa reprimenda.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Aspomil ( (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Palavra do leitor

Dilma caiu – 1
O País está de luto! Regredimos. Tanta gente estudada, esclarecida, diplomada, mas quanta ignorância! Ontem foi o fim da democracia, data em que 61 corruptos jogaram na lata do lixo o voto de 54 milhões de brasileiros. Os golpistas venceram. Agora seremos governados por um bando de ratos. Devemos nos preparar para as consequências, para a extinção de direitos conquistados.
Elaide Pereira
Rio Grande da Serra

Dilma caiu – 2
A democracia venceu no Brasil. Por 61 votos a 20, graças a Deus Dilma Rousseff perdeu o mandato. Michel Temer assume de vez a Presidência da Repúblicas e a democracia vence no País.
Fernando Zucatelli
São Caetano

Dilma caiu – 3
Finalmente, após agonia de nove meses, o Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff, ou seja, a maioria dos senadores (61 a 20) apertou o botão para dar basta à gestão petista.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Dilma caiu – 4
O último discurso de Dilma já está pronto. ‘Se é para o bem geral da Nação, da Petrobras e da decência no País e o fim da corrupção e enganação digo ao povo que fui. Passagem de ida para Porto Alegre, sem volta.
Asdrubal Gobenati
Capital

Dilma caiu – 5
De tanto ouvir José Eduardo Cardozo repetir, ad nauseam (argumentação por repetição), que Dilma Rousseff não cometeu ato de responsabilidade sou levado a concluir que Dilma cometeu somente atos de irresponsabilidade.
Claudio Juchem
Capital

Dilma caiu – 6
Realmente, houve mesmo golpe, e contra o Brasil. Negociaram a votação no Senado em duas etapas, afastaram Dilma por crime, mas não lhe impuseram a pena prevista, ou seja, ocorreu vitória de Pirro. Dilma caiu, mas vai poder sair por aí pregando e mentindo, como sempre assim procedeu. Renan, na sua última fala, salvou a sua pele, continua com os seus pés em duas canoas, e nós, brasileiros, fomos novamente ludibriados...
Carlos E. Barros Rodrigues
Capital

Dilma caiu – 7
‘Presidenta nunca’ mais! O Brasil e a nossa Língua Portuguesa agradecem.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Subprefeitura
A administração pública municipal deve ser acessível ao munícipe e toda iniciativa que incentive essa aproximação é louvável. Estou de acordo com os seis prefeituráveis com relação à criação da subprefeitura no Jardim Zaíra, bairro mais populoso de Mauá, com mais de 100 mil habitantes e que merece maior atenção do poder público (Setecidades, dia 29). Acredito na viabilidade da proposta que, no meu entendimento, não trará custos expressivos à municipalidade, considerando que alguns dos equipamentos públicos poderiam ser adaptados para receber a unidade e parte dos serviços públicos poderia ser descentralizada para contemplar a demanda dessa região.
Gecimar Evangelista
Mauá

Até na missa!
De novo manifesto minha indignação contra a AES Eletropaulo com relação à falta de energia elétrica ocorrida domingo, dia 28, no bairro Jardim, em Santo André, desta vez atingindo também a Igreja Sagrado Coração de Jesus, em pleno horário de missa. Desrespeito total!
Armando Piva
Santo André

Folheto
Recebi um desses folhetinhos de campanha de partido que tem como símbolo uma estrela, mas não achei estrela nenhuma. Quando li o nome do candidato, procurei novamente. Não achei. Será que esse pessoal do PT acha que o povo é bobo e não percebe isso? As urnas vão responder.
Breno Reginaldo Silva
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;