Cultura & Lazer Titulo
Empresas patrocinam laboratório para Linux
Renata Turbiani
Do Diário do Grande ABC
05/02/2001 | 17:38
Compartilhar notícia


Foi criado na semana passada o Open Source Development Lab (OSDL), primeiro laboratório independente sem fins lucrativos destinado a desenvolvedores que trabalham com Linux e softwares baseados em Linux, e que recebeu suporte de 19 empresas patrocinadoras e financiamento de mais de US$ 24 milhões.

O Open Source Development Lab – um centro de computação com aproximadamente dez mil metros quadrados, localizado no distrito de alta tecnologia de Portland, nos Estados Unidos – oferece aos desenvolvedores de Linux acesso a hardware empresarial de ponta e um fórum aberto, no qual podem produzir e testar softwares para servidores poderosos e ambientes de computação empresarial.

Segundo os organizadores do OSDL, o primeiro projeto do laboratório é um programa de escalabilidade criado para aprimorar o sistema operacional Linux – desenvolvido por Linus Torvalds – para que ele suporte 16 processadores de 64 bits com melhoria de desempenho quase linear.

O segundo projeto, realizado em parceria com a jabber.org, empresa de código-fonte aberto, tem como foco aumentar o suporte do Linux a conexões TCP/IP de 20 mil para 64 mil.

“Esse laboratório oferece excelentes recursos que permitem o desenvolvimento cooperativo de capacidade classe empresarial”, disse o presidente e CEO da VA Linux Systems, Larry M. Augustin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;