Economia Titulo
Trabalho: os dez cargos mais oferecidos
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A chance de conseguir uma colocação no mercado de trabalho do Grande ABC, para quem não tem diploma universitário, está crescendo. Gradativamente, o número de oportunidades vem aumentando nos últimos cinco meses, semana após semana. E apesar da região ser um forte pólo industrial, é o setor de serviços que se destaca atualmente quando o assunto é a quantidade de vagas.

A pedido do Diário, a Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo) fez um levantamento para identificar os setores que mais empregam e os dez profissionais mais procurados nas sete cidades, para vagas que exijam no máximo cursos técnicos, além da escolaridade básica.

Os dados indicam que oficial de serviços gerais tem sido a função mais oferecida pelas empresas, seguida por auxiliar de linha de produção e recepcionista. A maior parte das vagas está, pela ordem, nos setores de serviços, comércio e indústria de transformação (companhias que produzem matéria-prima ou insumos para outras empresas).

A pesquisa também mostra que, entre janeiro e maio deste ano, o volume de postos no Grande ABC cresceu 5% se comparado ao mesmo período do ano passado. Com essa expansão, aumentou também a participação do Grande ABC no estoque de vagas do Estado. "Para se ter uma idéia, a região representa, atualmente, 15% do total de oportunidades oferecidas em toda a Região Metropolitana", conta o coordenador de operações da secretaria, Marcelo Mello.

Nos primeiros cinco meses do ano, foram abertas 8.696 vagas nas sete cidades, e, desse total, apenas 1.963 postos já foram ocupados.

No setor de comércio, o varejo - principalmente supermercados - está entre os grandes empregadores. "Das 191 mil vagas oferecidas em todo o Estado, no primeiro trimestre de 2008, cerca de 4 mil provêem das grandes redes. As principais funções são para promotores de venda e atendentes", explica Mello. Ele diz que o principal pré-requisito para ocupar essas vagas é ter segundo grau completo e ser maior de 18 anos. Qualquer tipo de experiência conta, e muito.

Para cadastrar quem está à procura de uma colocação, a Sert dispõe de 208 unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) - 21 na Capital paulista e quatro no Grande ABC - para atendimento gratuito.

Segundo a diretora técnica de divisão regional da Sert, Doris Nadal, o setor de serviços responde pela maior parte das vagas. "Aqui, no PAT de São Bernardo, há muitas oportunidades para motoristas - vindas, basicamente, do setor de logística -, porteiros e operadores de telemarketing."

Serviço: Interessados em se candidatar a essas vagas devem comparecer a um dos postos da região (veja os endereços no site www.emprego.sp.gov.br/pat/), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de carteira profissional, RG, PIS (se tiver) e CPF.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;