Setecidades Titulo
Família toda passa mal após comer bolo
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
11/01/2007 | 23:47
Compartilhar notícia


O que era para ser um momento de alegria se transformou em transtorno para a família Santos Ferreira, moradora do Jardim Zaíra, em Mauá. Após comer um bolo durante festa de aniversário no último fim de semana, 25 pessoas passaram mal, com diarréia e vômito, e foram internadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e no Hospital Nardini.

A maioria das vítimas da intoxicação é da família da mulher que fez o bolo, a dona-de-casa Edileide dos Santos Ferreira, 34 anos. De acordo com ela, o confeito utilizado para decorar o bolo estava estragado. O doce Confete faz parte da caixa de chocolates sortidos da Lacta.

“Só percebi que o Confeti estava podre quando verifiquei os outros chocolates dentro da caixa. O Diamante Negro, por exemplo, estava branco. Isso é um absurdo, pois a data de validade colocada na caixa é de 21 de maio deste ano”, conta a dona-de-casa Edileide.

A festa de aniversário da sobrinha de Edileide, a secretária Cleide da Silva Santos Ferreira, 21 anos, começou às 17h do último sábado. Três horas depois, os efeitos do bolo começaram a ser sentidos pela família.

“Tive uma dor de barriga muito forte, parecia que ia morrer. Fui ao banheiro diversas vezes. Não parava de vomitar. Foi um desespero total. Tive de ir até a UBS e depois fui transferida para o Nardini. Os médicos me fortaleceram com soro”, narra a dona-de-casa Janicleide Santos Ferreira.

Uma sobrinha de Edileide, acompanhada do marido e dois filhos ainda crianças, tiveram de ser internados no Nardini e passaram uma noite no hospital. Receberam alta somente na tarde de domingo.

A intoxicação coletiva causou constrangimento à responsável pelo confecção do bolo. Amigos e parentes telefonaram para ela e a acusaram de ter envenenado o doce. “Tive de explicar a todos que não foi culpa minha, mas sim da caixa de chocolate que estava estragada. Só assim se acalmaram”, relata Edileide.

Na segunda-feira, Edileide telefonou para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Lacta e contou o que ocorreu. “As atendentes insinuaram que o problema era (da massa) do bolo e não do chocolate (Confeti). Fiquei furiosa. Somente hoje (quinta-feira), um funcionário apareceu e recolheu alguns chocolates da caixa. Ele disse que os produtos estavam mesmo estragados”, afirma a dona-de-casa.

“Vou processar essa empresa e cobrar indenização. Foi um absurdo o que aconteceu e pessoas poderiam morrer, como várias crianças da nossa família que passaram mal”, exagera a dona-de-casa.

Segundo o diretor do Procon de Santo André, Manoel Marques, se o produto estava dentro da data de validade, a empresa deve devolver para os prejudicados todos os valores envolvidos no caso, como gasto com médicos, estacionamento, remédios e dias de trabalho perdidos. Ainda cabe indenização moral.

Empresa - A Kraft Foods Brasil, responsável pela Lacta, informa que o Departamento de Qualidade Assegurada está analisando amostras retiradas da caixa onde estava o Confeti. A empresa diz que todos os seus produtos respeitam rigorosamente os padrões mundiais de qualidade. (Colaborou Adriana Ferraz)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;