Cultura & Lazer Titulo
Jerônimo Soares 'costura' xilogravuras com dedicação
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
25/05/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


A arte da xilogravura se mantém viva na região graças à criatividade do paraibano Jerônimo Soares. Vivendo há mais de 30 anos no Jardim Canhema, em Diadema, ele é um dos maiores nomes do gênero em todo o mundo e continua a encantar a todos com as imagens que talha manualmente nas madeiras. "Adoro o que faço. Não tenho do que reclamar. Tem sempre uma exposição ou alguém pedindo o meu trabalho", conta.

Mestre Jerônimo aprendeu o ofício aos 12 anos, quando visitava o pai, o cordelista José Soares, em Recife (PE). Ele apresentou a arte ao filho, que começou a fazer suas primeiras ilustrações nos folhetos que continham os poemas de cordel.

Dali em diante, seu talento não parou de crescer. Mais adulto, veio para São Paulo e ficou por 15 anos expondo suas obras na Praça da República, centro da Capital. "Assim que deixei o Nordeste, comecei a apresentar o meu trabalho. Muita gente vinha me procurar ali", lembra-se.

O artista desenvolveu seu próprio meio de criar: Em 1978, inventou uma agulha especial feita de aço com a qual ‘costura' a madeira para dar origem aos mais variados personagens e paisagens. Segundo ele, a ideia foi uma inspiração e o ajuda no fato de poder escolher entre os diferentes tons possíveis necessários.

O estilo lhe ajudou a consolidar a carreira artística. "É uma técnica que facilita muito o trabalho e já é minha marca. Não tem quem não goste", afirma Jerônimo, contando que é possível encontrar suas obras em Portugal, Estados Unidos, Japão, Canadá e Paraguai.

O trabalho com a xilogravura se tornou uma tradição familiar. Seu irmão Marcelo, o filho Anderson - mais conhecido como Nino - e o neto Wesley, de apenas 11 anos, também mostram talento com a madeira. "É bacana ter uma cultura que seja só da família. Acaba deixando algo para todos", comenta o mestre.

Atualmente, seu trabalho pode visto na mostra Operários da Arte: O Ofício de Artista Plástico, em cartaz desde o início do mês no Museu de Arte Popular de Diadema (Rua Graciosa, 300). A exposição gratuita traz as ilustrações de Jerônimo que fazem parte do livro O Menino Lula, do jornalista Audálio Dantas. Os interessados têm até domingo para conferir de perto o trabalho do xilogravurista e de outros artistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;