Cultura & Lazer Titulo
Hackers atacaram a partir de universidades, dizem especialistas
Do Diário do Grande ABC
12/02/2000 | 18:10
Compartilhar notícia


Os especialistas descobriram queos recentes ataques contra importantes endereços eletrônicos comerciais da Internet partiram de universidades da Califórnia. Os piratas utilizaram um computador da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e um amplificador de tráfego da Universidade de Stanford, segundo admitiram ontem funcionários de ambas as instituiçoes. Ainda nao há vinculaçao direta entre a açao contra os sites e o pessoal de ambas as universidades.

Os investigadores acreditam que dezenas de computadores em todo o país foram utilizados como armas cibernéticas depois de receberem secretamente programas destinados ao ataque eletrônico. 'Este tipo de ataque afeta nosso trabalho universitário e também o das outras universidades``, disse Robert Sugar, presidente da comissao de informaçao tecnológica de Santa Bárbara. Acredita-se que esta instituiçao foi utilizada como parte do ataque contra a página eletrónica da rede de televisao CNN.

Representantes da Universidade de Stanford disse que um deseus amplificadores de tráfego cibernético, utilizado na reserva natural remota, foi utilizado para transmitir alguns dos elementos do ataque. A universidade acrescentou que o equipamento foi utilizado pelos vândalos durante meia hora antes que seus engenheiros conseguissem interromper a açao. Dave Brumley, agente auxiliar de segurança cibernética da universidade, disse que os técnicos estao examinando outros equipamentos da instituiçao para impedir que voltem a ser utilizados para fins similares. 

Engenheiros do portal da Internet Yahoo, o primero a ser atacado esta semana, disseram que os vândalos, ao que tudo indica, conheciam o sistema e planejaram este ataque maciço antecipadamente. Acrescentaram que outros sites também foram atacados em pontos mais fracos.

Na Casa Branca, o presidente Bill Clinton disse que aInternet oferece novas oportunidades para aqueles que sao 'simplemente mal intencionados`` e também aqueles que têm motivos 'muito mais obscuros``. Mas manifestou a esperança de que os Estados Unidos 'desenvolverao melhores defesas e melhores defensores`` contra os ataques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;